São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO

Obra de Gilberto Dimenstein retrata 50 personagens

Livro revela trabalho social de "heróis anônimos" em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao idealizar o livro "Heróis Invisíveis", que será lançado hoje com exposição de fotografias no MUBE (Museu Brasileiro da Escultura), o jornalista e colunista da Folha Gilberto Dimenstein tinha como objetivo apresentar uma visão diferente da cidade de São Paulo. Algo semelhante ao que já faz na coluna Urbanidade, publicada às quartas-feiras no caderno Cotidiano.
"Urbanidade é a matriz desse trabalho. Mas a idéia do livro é tirar a imagem cruel que São Paulo tem. Ajudar os outros não precisa ser penoso, pode ser leve, como são essas pessoas, que se doam com simplicidade e alegria para fazer uma cidade melhor", diz Dimenstein.
O livro retrata 50 personagens que, com pouco ou nenhum recurso, tocam projetos sociais em suas comunidades ou bairros. Há desde um descendente de japoneses que ensina a técnica do origami em uma escola pública até um ex-pedreiro que fundou um movimento cultural, o Lado Periférico, para jovens carentes.
As fotos são de profissionais renomados -Edu Simões, Luiz Garrido, Bob Wolfenson e Christian Gaul-, que, para o autor, destacam a beleza do trabalho social. "O livro é digno de suas personagens, pessoas interessantes que fazem coisas interessantes."
Simultaneamente à exposição e ao lançamento do livro, o site www.heroisinvisiveis.com.br será aberto hoje, com dados sobre os projetos apresentados.


HERÓIS INVISÍVEIS. Autor: Gilberto Dimenstein. Editora: Wide Publishing. Preço: R$ 60

EXPOSIÇÃO: Museu Brasileiro da Escultura, avenida Europa, 218, Jardim Europa, São Paulo. De 5 a 22 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 19h. Grátis



Texto Anterior: Secretário diz que idéia é democratizar empresas
Próximo Texto: Panorâmica - Acidente: Agente morre em queda de helicóptero
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.