São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JORGE WOLNEY ATALLA (1928-2009)

Um engenheiro do petróleo e do álcool

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Jorge Wolney Atalla, um dos primeiros engenheiros brasileiros a se especializar em petróleo, aplicou seus conhecimentos -adquiridos após anos de estudos em Oklahoma (EUA)- em prol da Petrobras. Trabalhou cerca de oito anos na empresa.
Nascido em São Paulo, era neto de libaneses e filho de fazendeiros de café da região de Jaú (SP). Quando ainda era funcionário da estatal, a família decidiu comprar uma usina de açúcar no interior.
Trocou, então, um combustível pelo outro e passaria o resto da vida se dedicando aos negócios da família. Sempre investindo em açúcar e álcool, os negócios acabaram se expandindo para a região de Porecatu, no Paraná.
Extremamente dedicado ao trabalho, como contam os amigos, mesmo na sexta, quando morreu aos 80, de problemas de pressão, resolveu trabalhar, contrariando ordens médicas. Nos últimos tempos, costumava se dedicar também aos netos.
Era associado à Copersucar desde 1959 e foi presidente da cooperativa nos anos 70. Na época, apostando no potencial energético do álcool, então tido como subproduto, trouxe ao país especialistas no melhoramento da cana-de-açúcar para a criação do Centro de Tecnologia do órgão.
Foi ainda presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano e da Cruz Vermelha Brasileira em São Paulo. Nesta sexta-feira, completaria 81 anos. Deixa viúva, três filhos e três netos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Governo quer punir usuário que comprar droga de criança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.