São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA AMBIENTE

Manifestantes tentam barrar construção de hotéis em área de preservação no RJ
Cerca de 150 manifestantes realizaram ontem um protesto contra a lei municipal que permite a construção de cinco hotéis com 2.000 quartos na Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque de Marapendi, região que fica entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.
Foram exibidas faixas com os dizeres "Ocupação, sim. Especulação, não", além de malas e cuecas com dinheiro de plástico.
O protesto, organizado pela ONG Eco Marapendi em frente à APA, contou com a presença de ativistas, moradores da região e políticos. O deputado estadual Carlos Minc (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, disse que vai dar entrada em um processo no Tribunal de Justiça para pedir a nulidade da decisão da Câmara dos Vereadores. No último dia 30, a casa derrubou parcialmente o veto do prefeito Cesar Maia (PFL), validando assim a lei.
"A primeira ilegalidade é o descumprimento da lei estadual que determina a participação da comunidade nos conselhos gestores das unidades de conservação. A segunda é que a Constituição do Estado determina que os vetos sejam derrubados na íntegra, não parcialmente", disse o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, para quem houve pressão econômica na "canetada" dos vereadores. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: "Cowparade": Vacas dão cor às ruas de São Paulo
Próximo Texto: Diversidade sexual: Parada Gay da Bahia reúne 200 mil pessoas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.