São Paulo, sábado, 05 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleição para reitor tem mais dois candidatos

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), Sylvio Sawaya, e da Faculdade de Educação, Sonia Penin, decidiram se apresentar como candidatos a reitor da USP.
Outros cinco docentes estão em campanha. O primeiro dos dois turnos da eleição será no final de outubro. O vencedor vai substituir a reitora Suely Vilela. As regras não permitem reeleição.
A principal proposta de Sawaya, 67, é descentralizar a administração da USP. A intenção é que haja cinco vice-reitores, um para cada região, para cuidar de questões como manutenção de prédios e compras.
"Se você tem um vice-reitor regional, um monte de trabalhos administrativos não precisa vir para o reitor. Ele passa a pensar as diretrizes para graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão, que hoje funcionam como universidades independentes", afirmou Sawaya, que é arquiteto.
A proposta é que os vice-reitores estejam distribuídos nos campi das regiões de Ribeirão Preto e Bauru; São Carlos, Piracicaba e Pirassununga; Butantã (Cidade Universitária); centro e zona leste da capital; e Lorena.
Sawaya propõe ainda mudanças na composição dos conselhos deliberativos, ocupados hoje principalmente por professores no topo da carreira. Ele se compromete a implementar as alterações até o segundo ano de gestão. O mandato do reitor é de quatro anos.
Na arquitetura, Sawaya atua na área de planejamento e projetos da edificação, entre outras.

Penin
A diretora da Faculdade de Educação afirma que uma das suas prioridades será "buscar consensos" entre professores, funcionários e estudantes. "Uma das questões fundamentais do reitor será atravessar a divisão que há atualmente e construir um projeto institucional."
Para Penin, os consensos podem ser obtidos "com discussões, deixando claro as direções, o que ajuda depois na organização de planos mais específicos, num projeto com metas e avaliação". Penin, 64, é pedagoga e estuda formação de docentes e avaliação de sistemas, entre outros temas.
Ela e Sawaya vão disputar o posto com Armando Corbani (pró-reitor de pós-graduação), Glaucius Oliva (diretor do Instituto de Física de São Carlos), João Rodas (diretor da Faculdade de Direito), Ruy Altafim (pró-reitor de cultura) e Wanderley Costa (coordenador de Comunicação Social). As propostas deles foram publicadas pela Folha em julho.
Após duas votações internas, por membros de colegiados, uma lista tríplice será encaminhada ao governador José Serra (PSDB), a quem caberá nomear o próximo reitor. (FT)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foragido: Preso na Islândia, Hosmany diz que será solto na quinta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.