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Professor chegou a lecionar 5 matérias ao mesmo tempo
MEC entende que, com mais universitários formados, a
situação nas escolas deve melhorar nos próximos anos
Proporção de docentes
que ministram três ou
mais disciplinas
aumentou de 7% para
21,5% em dois anos
Leo Caldas/Folhapress
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Antonio David Gouveia Sabino, 34, já lecionou cinco matérias ao mesmo tempo em PE
DE RECIFE
DE SÃO PAULO
Apesar do aumento de
universitários formados em
licenciaturas, os dados do
próprio Ministério da Educação indicam que esse contingente de novos graduados
ainda não chegou às escolas.
De 2007 a 2009, a proporção de professores que leciona três disciplinas ou mais no
ensino médio subiu de 7%
para 21,5% do total do magistério, segundo o último Censo Escolar, divulgado em novembro do ano passado.
O improviso é reflexo da
falta de professores. Quando
não há docentes em uma disciplina, a legislação permite
que professor de outra matéria assuma a aula -a situação deveria ser emergencial.
O Ministério da Educação
entende que, com um volume maior de universitários
formados, a situação tende a
melhorar nos próximos anos.
Enquanto isso, repetem-se
casos como o de Antonio David Gouveia Sabino dos Santos, 34. Formado em biologia, ele já lecionou nove matérias diferentes em Pernambuco, cinco simultaneamente. Passou por matemática,
ética e até educação física.
Santos aproveitava a carência de docentes nas redes
para assumir as aulas e aumentar a renda. "No início, é
até possível conciliar, mas
depois não consegue. Professor tem de estudar, preparar
as aulas, senão o nível cai."
Quando dava cinco matérias, precisou tomar antidepressivos. Hoje, Santos leciona matemática e ética.
"É temerário que 20% dos
professores deem tantas disciplinas. Diminui a qualidade", diz Ocimar Alavarse,
pesquisador da USP.
Estudo divulgado no ano
passado pelo Ministério da
Educação mostrou que apenas 25% dos professores de
física tinham formação na
área; em química, eram 38%.
Os números indicam que o
improviso pode ter impacto
na qualidade do ensino. Entre os dez Estados com as
maiores proporções de docentes com várias disciplinas, apenas um tem nota acima da média no Ideb.
SEM IMPROVISO
No outro extremo de notas, o colégio particular Vértice (SP), o melhor do Brasil no
Enem, só tem um docente
que leciona mais de uma matéria (filosofia e sociologia).
"O pontapé para a boa aula é o professor saber o conteúdo. Com uma disciplina
só, o professor já fica com a
língua de fora", diz Adilson
Garcia, um dos diretores.
Para Cesar Callegari,
membro do Conselho Nacional de Educação, a carência
de docentes na rede pública
só acabará quando o magistério tiver salário semelhante
ao dos demais segmentos.
Já o educador João Batista
Oliveira, do Instituto Alfa e
Beto, defende total remodelação do ensino médio, que
passe a ter dois formatos. Um
profissionalizante e outro
mais acadêmico.
(FÁBIO GUIBU FÁBIO TAKAHASHI)
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