São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2011

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Plano prevê obras viárias e alterações de sentido nas ruas

Alguns cruzamentos precisarão ser eliminados com a criação de passagens subterrâneas na região central

Ideia da prefeitura é permitir ao motorista identificar visualmente dois anéis viários para uma melhor localização

DE SÃO PAULO

A ideia de fundo do plano de melhoria da circulação de veículos e pedestres é viabilizar um antigo projeto de São Paulo: consolidar dois anéis viários no centro, chamados Rótula e Contrarrótula.
A criação desses dois anéis vai demandar, além de mudanças de sinalização e de controle semafórico, obras viárias e alterações de sentido de circulação dos carros.
A ideia geral da prefeitura é fazer com que o anel seja identificável para o motorista, com padronização de sinalização, fiscalização, pavimento e fluxo.
Para que isso ocorra, é preciso eliminar gargalos e barreiras, como semáforos desarticulados e alguns cruzamentos, como o da rua Ribeiro de Lima com a avenida Tiradentes. Nesse cruzamento, por exemplo, o projeto é construção de uma passagem subterrânea para os veículos.
Algumas vias da região central terão a circulação alterada, como a avenida Duque de Caxias (entre a avenida Rio Branco e a rua Mauá) e a rua João Teodoro (entre a rua Guilherme Maw e a avenida do Estado).
Os anéis centrais incluem vias estratégicas como as avenidas Ipiranga, São Luís e Duque de Caxias e se conectam a eixos radiais como as avenidas Rio Branco, São João, Cruzeiro do Sul e do Estado.
Não há previsão para a conclusão das intervenções.


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