São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudos tentam acabar com necessidade de lavagem antes de procedimentos

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar das limitações em relação à colonoscopia, procedimentos de imagem como a tomografia podem continuar evoluindo e alcançar uma vantagem significativa, que é o fim da necessidade das lavagens como preparação de exames de intestino, hoje necessária.
Rubens Chojniak, radiologista e diretor de departamento de imagem do hospital A. C. Camargo, diz que estão começando a "brotar" na literatura estudos avaliando técnicas que consideram ministrar materiais radiopacos na alimentação.
"O objetivo é ter o bolo alimentar contrastado após alguns dias. Assim, conseguiria-se diferenciar na imagem o que é resto fecal e o que é um pólipo, acabando com a necessidade da limpeza, que é hoje o principal desconforto do paciente que vai fazer qualquer um dos exames de diagnóstico de intestino", afirma o médico.
De acordo com o radiologista, entretanto, os estudos apenas iniciaram essa discussão e a técnica ainda não está validada para inclusão na rotina médica.


Texto Anterior: Realização dos dois exames permitiu diagnóstico e tratamento de aposentado
Próximo Texto: Mais Saudável: Espelho para recuperação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.