São Paulo, segunda-feira, 05 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÉRGIO "ARAPUÃ" DE ANDRADE (1928-2009)

Arapuã, jornalista, ora bolas, e publicitário

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Era comum que na hora do almoço, no restaurante do trabalho, uma roda se formasse em torno de Sérgio de Andrade, o Arapuã, para ouvir suas histórias e suas considerações sobre cinema, uma de suas paixões.
Desde 2006, o jornalista era funcionário da Imprensa Oficial do Estado de SP. Foi seu último de muitos empregos. Formado em direito pela USP, Arapuã tornou-se jornalista nos anos 50, quando começou como repórter de "O Mundo Esportivo".
No "Diário da Noite", escrevia a coluna "Ora, bolas!", que lhe deu prestígio. Muitos comparavam seu estilo ácido e bem-humorado ao de Millôr Fernandes. Ao ir para o "Última Hora", sua seção virou a mais lida do jornal.
Frasista dos bons, também trabalhou com publicidade, o que lhe rendeu prêmios. Especializado em marketing político, colaborou em campanhas como as de Franco Montoro, Mário Covas e José Serra. É autor de "Como Vencer Eleições Usando TV e Rádio".
Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial, conta que ele dava conselhos sempre que alguém o procurava com problemas.
Dizia que sua maior realização era o único filho, Sérgio Augusto, o Arapinha. Ultimamente, estava afastado do trabalho devido a um câncer. Morreu na madrugada de quinta para sexta, aos 81.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Chacina em Curitiba deixa oito mortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.