São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Shopping diz que vai resolver o problema

Center Norte afirma que tomará medidas para manter portas abertas e ressaltaque está tomando providências exigidas

Sindicato dos Comerciários diz que é favor da decisão da prefeitura de fechar o centro de compras

DE SÃO PAULO

O Center Norte informou, na noite de ontem, que continuará a tomar todas as medidas cabíveis para manter suas portas abertas e funcionando regularmente. O shopping divulgou um comunicado ontem aos lojistas informando que não abriria hoje.
Segundo nota para a imporensa, o shopping garante "a plena segurança e o conforto de seus clientes e lojistas" e resolverá, o mais rapidamente possível, as obras de implantação de todo o sistema de mitigação dos gases, com a instalação de dez drenos, "um a mais que o exigido".
Ainda segundo o shopping, "é importante ressaltar que a decisão judicial não faz referência à existência de perigo iminente de explosão".
O Sindicato dos Comerciários de São Paulo -que representa os empregados das lojas -aprovou o fechamento temporário do Center Norte. "Quando há risco, concordamos em eliminar o risco. Nós, desde o começo, estamos apoiando essa iniciativa para resolver o problema", afirmou o presidente do sindicato, Ricardo Patah.
Nas lojas, rodinhas de funcionários se formaram em volta do comunicado sobre o fechamento.

QUESTÃO TÉCNICA
Na semana passada, após assinatura de acordo com o Ministério Público, o Center Norte começou a instalar um sistema de drenagem dos gases. No total, serão nove drenos -antes era apenas um. O acordo prevê a conclusão das obras até o dia 18 deste mês.
A Cetesb monitora a emissão de gases no local desde 2004. No mês passado, após aumento nos índices e sem que a empresa tivesse adotado medidas necessárias, a agência anunciou que o Center Norte seria multado em R$ 17.450 por dia durante 30 dias ou até que o sistema de drenagem do gás fosse instalado. O prazo vence dia 18.
A última medição da Cetesb foi na sexta-feira. A agência identificou que o índice de gases estava no "limite inferior de inflamabilidade". Isso significa que havia concentração de gases suficiente para inflamar, mas não quer dizer, por exemplo, que se um cigarro fosse aceso no shopping haveria explosão.


Texto Anterior: Prefeitura vai fechar o Center Norte hoje
Próximo Texto: Antonio Prata: Anistia para o tomate seco
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.