São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Fiscalização começará no domingo em 3 Passa Rápido; ônibus fretados serão proibidos em 4 eixos viários

CET multará carro que invadir corredores

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os corredores de ônibus Passa Rápido inaugurados pela prefeita Marta Suplicy (PT) neste semestre, às vésperas das eleições, começarão a partir de domingo a ter fiscalização municipal contra carros que invadirem a pista exclusiva à esquerda.
As multas começarão a ser aplicadas em três dos corredores, que vão encerrar a fase de testes, de três meses, na qual houve tolerância dos fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Os primeiros alvos serão os Passa Rápido Inajar/Rio Branco/ Centro, Itapecerica/João Dias/ Centro e Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro. A partir do dia 15, segunda-feira, a fiscalização se estenderá a Capelinha/Ibirapuera/Centro, Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro e Santo Amaro/Nove de Julho/Centro.
Dos outros dois Passa Rápido em operação, um inaugurado no final de 2003 já tem radares e fiscais aplicando multas -Pirituba/Lapa/São João.
A decisão de encerrar a "operação assistida" (teste) em seis Passa Rápido se dá na semana seguinte ao segundo turno das eleições. A prefeitura justifica que essa medida já era prevista nos próprios comunicados enviados à imprensa nos meses anteriores.
A multa para os veículos que invadirem a faixa exclusiva é de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação. Taxistas têm regras diferenciadas.
Ele poderão circular só com passageiro nos corredores das 10h às 16h e das 21h às 5h, de segunda a sexta, e das 10h do sábado às 5h da segunda.

Fretados
O término da fase de teste também aumenta a fiscalização contra os ônibus fretados, proibidos de circular em quatro eixos: Nove de Julho/São Gabriel, estrada de Itapecerica e João Dias, Rebouças e Francisco Morato e estrada do M'Boi Mirim e Guarapiranga.
Nos três primeiros corredores, os ônibus de fretamento são proibidos. No último, a circulação na faixa da direita é permitida, mas não podem parar para pegar passageiros, exceto aos sábados, domingos e feriados e das 21h às 5h.
A restrição aos fretados provocou protestos de usuários. A prefeitura diz que podem usar outras vias e que a quantidade excessiva de paradas prejudica o trânsito.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Educação: Novo Provão estréia no domingo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.