São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança foi um dos temas do Urban Age

DA REPORTAGEM LOCAL

Com temas bastante amplos e poucas propostas concretas, o primeiro dia do Urban Age, conferência internacional sobre urbanismo que tem São Paulo como tema e que vai até hoje, na capital, funcionou mais como um "brainstorm" do que como uma indicação de quais os caminhos a seguir.
Participaram o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador José Serra (PSDB), mas pouco destaque foi dado ao Cidade Limpa.
Serra defendeu a implantação de uma autoridade na área dos transportes que não esteja subordinada ao Estado nem às prefeituras.
Durante as sessões, segurança foi um dos temas predominantes. Ben Page, do Instituto Ipsos Mori, apresentou a pesquisa do Urban Age sobre São Paulo, indicando que a sensação de insegurança dos paulistanos é equivalente à dos londrinos.
Denis Mizne, diretor do Sou da Paz, afirmou que o dado mostra que a demanda por segurança é algo que nunca cessa, por mais segura que seja uma cidade. O ex-prefeito de Washington Anthony Williams e o secretário de segurança de Los Angeles, Lee Baca, deram exemplos de combate ao crime.
Hoje os destaques são a diretora de planejamento de Nova York, Amanda Burden, o ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa e o arquiteto holandês Kees Christiaanse.
O arquiteto Norman Foster cancelou sua participação. (MB)


Texto Anterior: Para pesquisadores, cidades devem buscar diversidade
Próximo Texto: Ibirapuera inaugura árvore-de-natal no dia 7
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.