São Paulo, Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distribuição de leite é interrompida

free-lance para a Folha

A interdição de estradas em consequência das chuvas está dificultando o escoamento do leite produzido no sul de Minas Gerais. A região é responsável por 18% da produção do Estado, estimada em 6 bilhões de litros/ano.
Além de a rodovia Fernão Dias, que atravessa a região, estar com trechos interditados, os produtores encontram dificuldades em percorrer as estradas vicinais.
Em Santa Rita do Sapucaí, a cooperativa regional, Cooper Rita, está deixando de receber por dia cerca de 130 mil litros de leite.
"O pouco leite que chega das fazendas está sendo doado à população desabrigada", afirma o presidente da cooperativa, Heleno Junqueira. Ele afirma que ontem foram distribuídos no município 12 mil litros do produto.
Segundo Junqueira, isso ocorre porque a cooperativa não tem como fazer a produção chegar às usinas de processamento leite.
Produtores de milho e de arroz em várzea também tiveram prejuízos. Cléber Ribeiro de Matos, que tem 30 hectares de milho plantados em Santa Rita do Sapucaí, perdeu tudo. Ele visitava sua propriedade, quando foi ouvido pela Folha. Chorando ao telefone, Matos disse que a água ultrapassava dois metros o nível do solo.
"Fui dormir ontem (anteontem) e, quando acordei, tudo estava inundado", disse.
Em Pouso Alegre, cidade vizinha, 20% da produção de feijão e 5% da de milho estão comprometidas, segundo o governo de MG.
(FÁBIO EDUARDO MURAKAWA)

Texto Anterior: Cidades dizem que verba não é suficiente
Próximo Texto: Desabrigados em MG chegam a 72 mil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.