São Paulo, Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VESTIBULAR
Índice geral foi de 8,02% em biologia e 9,19% em geografia; chuvas podem ser a causa do aumento
Abstenção sobe no terceiro dia da Fuvest

da Reportagem Local

Ontem, no terceiro dia de provas da 2ª fase do vestibular da Fuvest, os candidatos resolveram questões de geografia ou biologia.
O índice de abstenção em biologia foi de 8,02% e em geografia de 9,19%. No interior de São Paulo a abstenção foi maior. Anteontem, o índice de abstenção foi de 7,7% (química) e 7,4% (história).
Para José Coelho Sobrinho, um dos supervisores da Fuvest, esse aumento pode estar relacionado com as chuvas. "O aumento esperado é de um ponto percentual por dia." Se a tendência se confirmar, a Fuvest espera que o índice total da 2ª fase atinja 11,5%, 1,5 ponto percentual acima de 1999.
Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, uma das regiões mais atingidas pelas chuvas, a abstenção em uma escola chegou a 14,48% na prova de geografia e 14,46% no exame de biologia.
As questões trouxeram certa dificuldade para os alunos. Marina Nogueira, 19, que tenta ciências sociais, se assustou com a questão 1 de geografia. "Não tinha idéia do que eram Terras de Negros."
"Geografia foi só um pouco mais fácil do que história", disse Raquel Oda, 17, que concorre a administração de empresas.
Enrico Ortolani, 16, treineiro de biológicas, achou a prova de biologia fácil. "Só a questão de genética sobre hemofilia foi difícil."
Os professores do Curso e Colégio Objetivo elogiaram e criticaram o exame de ontem. Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de geografia, achou a prova "bem elaborada", mas fez uma ressalva sobre a questão 1.
"Não tem cabimento perguntar sobre Terras de Negros no vestibular. Isso foi tema de uma recente tese de doutorado na USP e ainda não faz parte do currículo do ensino médio. Nenhum livro didático contém esse assunto."
Clézio Morandini, coordenador de biologia, disse que a prova seguiu a tendência atual do ensino, que contrapõe "o conhecimento à habilidade de interpretação do candidato". Porém ele criticou a questão 5. "Além de complicada, o experimento pedido envolve mais a química."


Texto Anterior: Acidente: Paulista morre ao passear de buggy no CE
Próximo Texto: Faculdades estão com as inscrições abertas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.