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TRÂNSITO
Por conta das férias, índice de lentidão ficou abaixo da média; desde ontem, motorista só tem 2 faixas livres no trecho afetado
Obra não congestiona Rebouças no 1º dia útil
DA REPORTAGEM LOCAL
No primeiro dia útil de interdição das avenidas Rebouças e Eusébio Matoso, na altura da Brigadeiro Faria Lima (zona oeste de
São Paulo), a capital paulista não
enfrentou problemas "extras" de
congestionamento, mas um trânsito normal para os dias de janeiro, época de férias escolares.
O maior índice de lentidão foi
de 55 km, às 19h e às 19h30. No
mês passado, a média desse horário às segundas-feiras foi de 80
km. Em janeiro de 2003, de 49 km.
O diretor de operações da CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego), Irineu Gnecco Filho,
atribuiu a situação ao período de
férias e afirmou que ela deve piorar no final deste mês. "A implantação foi feita nesta semana de
forma estratégica, para que haja
uma acomodação nesses dias que
têm menor movimento."
Ontem à tarde, a CET já deixou
as avenidas Rebouças e Eusébio
Matoso, na altura em que cruzam
com a avenida Brigadeiro Faria
Lima, com apenas duas faixas livres. A faixa próxima ao canteiro
central foi interditada e incorporada às outras três que já tinham
sido interrompidas desde anteontem para a construção do túnel da
Rebouças. Mesmo assim, não
houve filas nas proximidades.
O motorista que circular pela
via vai se deparar com essa mesma operação -apenas duas faixas livres- nos próximos meses.
Apesar de não ter gerado lentidão, a interdição prejudicou os
usuários de ônibus. A recepcionista Gabriela Ribeiro de Souza,
20, que mora em Santana (zona
norte) e trabalha na Rebouças,
sentiu-se bastante perdida com a
transferência dos pontos. Usuária
da linha Mandaqui-Pinheiros, ela
afirmou que o motorista se confundiu com os desvios até ser "salvo" por um passageiro do ônibus.
Passam pela área afetada 32 linhas de ônibus, e quatro paradas
foram deslocadas para as ruas paralelas. Quem esperava ônibus
nos pontos deslocados se confundiu. O porteiro Raimundo Nonato Nascimento, 32, demorou para
entender que deveria pegar a linha Parque Continental, que normalmente passa na Rebouças, na
rua Henrique Monteiro.
Pedestres também criticaram a
situação. Quem ia a pé no sentido
centro pela Eusébio Matoso, no
trecho interditado, era orientado
a caminhar pela continuação da
Rebouças -um trecho que passa
atrás do shopping Eldorado e
com menor movimento, pois o
maior fluxo de veículos segue pela
Eusébio até a marginal Pinheiros.
Até anteontem, esse trecho era
usado só por quem trabalha na região para seguir a pé ao shopping
Eldorado. Agora, o trânsito de
veículos rumo ao centro foi desviado para essa via. Resultado:
atravessar a via -sem faixa de
pedestre- tornou-se quase impossível. "Tive medo de ser atropelada. Está complicado", afirmou a secretária Sheila Silva, 21.
Colaborou o "Agora"
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