São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2004

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TRÂNSITO

Por conta das férias, índice de lentidão ficou abaixo da média; desde ontem, motorista só tem 2 faixas livres no trecho afetado

Obra não congestiona Rebouças no 1º dia útil

DA REPORTAGEM LOCAL

No primeiro dia útil de interdição das avenidas Rebouças e Eusébio Matoso, na altura da Brigadeiro Faria Lima (zona oeste de São Paulo), a capital paulista não enfrentou problemas "extras" de congestionamento, mas um trânsito normal para os dias de janeiro, época de férias escolares.
O maior índice de lentidão foi de 55 km, às 19h e às 19h30. No mês passado, a média desse horário às segundas-feiras foi de 80 km. Em janeiro de 2003, de 49 km.
O diretor de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Irineu Gnecco Filho, atribuiu a situação ao período de férias e afirmou que ela deve piorar no final deste mês. "A implantação foi feita nesta semana de forma estratégica, para que haja uma acomodação nesses dias que têm menor movimento."
Ontem à tarde, a CET já deixou as avenidas Rebouças e Eusébio Matoso, na altura em que cruzam com a avenida Brigadeiro Faria Lima, com apenas duas faixas livres. A faixa próxima ao canteiro central foi interditada e incorporada às outras três que já tinham sido interrompidas desde anteontem para a construção do túnel da Rebouças. Mesmo assim, não houve filas nas proximidades.
O motorista que circular pela via vai se deparar com essa mesma operação -apenas duas faixas livres- nos próximos meses.
Apesar de não ter gerado lentidão, a interdição prejudicou os usuários de ônibus. A recepcionista Gabriela Ribeiro de Souza, 20, que mora em Santana (zona norte) e trabalha na Rebouças, sentiu-se bastante perdida com a transferência dos pontos. Usuária da linha Mandaqui-Pinheiros, ela afirmou que o motorista se confundiu com os desvios até ser "salvo" por um passageiro do ônibus.
Passam pela área afetada 32 linhas de ônibus, e quatro paradas foram deslocadas para as ruas paralelas. Quem esperava ônibus nos pontos deslocados se confundiu. O porteiro Raimundo Nonato Nascimento, 32, demorou para entender que deveria pegar a linha Parque Continental, que normalmente passa na Rebouças, na rua Henrique Monteiro.
Pedestres também criticaram a situação. Quem ia a pé no sentido centro pela Eusébio Matoso, no trecho interditado, era orientado a caminhar pela continuação da Rebouças -um trecho que passa atrás do shopping Eldorado e com menor movimento, pois o maior fluxo de veículos segue pela Eusébio até a marginal Pinheiros.
Até anteontem, esse trecho era usado só por quem trabalha na região para seguir a pé ao shopping Eldorado. Agora, o trânsito de veículos rumo ao centro foi desviado para essa via. Resultado: atravessar a via -sem faixa de pedestre- tornou-se quase impossível. "Tive medo de ser atropelada. Está complicado", afirmou a secretária Sheila Silva, 21.


Colaborou o "Agora"

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