São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites oferecem corretor com nova ortografia

Apesar de gratuito, serviço nem sempre é confiável; Microsoft prevê atualizar corretor do Word 2007 só no segundo semestre

Dúvidas não esclarecidas pelo Acordo, que devem ser resolvidas até março, atrapalham os serviços de correção eletrônica

LUISA ALCANTARA E SILVA
MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Internautas que buscam na rede corretores ortográficos com as novas regras da ortografia devem ficar atentos. Os sites que já oferecem o serviço também foram prejudicados com a falta de definição em relação a algumas palavras, cuja grafia não é esclarecida pelo Acordo. Em alguns casos, mesmo nos de regras já definidas, a correção é feita de maneira errada.
O software livre BrOffice, um dos maiores concorrentes do Microsoft Word, tem, desde julho, um corretor com download gratuito. Mas já foram feitas duas atualizações, pois ainda há dúvidas em torno da nova grafia -como no caso do prefixo "re" e em palavras como "subumano" ou "sub-humano".
As respostas só virão com a publicação do novo Volp ("Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa"), que deve ocorrer no final de fevereiro ou no início de março.
"Estamos seguindo muito de perto as novas regras, mas o governo deveria ter feito um texto sem deixar dúvidas", afirma Olivier Hallot, diretor financeiro da BrOffice. De acordo com ele, desde outubro, quando foi feita a última atualização do programa, 1 milhão de pessoas no Brasil fizeram o download.
A Porto Editora, uma das maiores de Portugal, também criou um conversor. O acesso é gratuito, mas, em um teste rápido feito pela reportagem, de três palavras em uma frase que deveriam ser convertidas, apenas duas foram trocadas.
A editora diz estar tranquila. "A utilização integrada das novas tecnologias, combinada ao conhecimento que temos sobre a matéria, permite-nos estar bem preparados", afirmou o responsável, Vasco Teixeira.
O empresário Edney Souza resolveu criar um conversor e colocá-lo em seu site. Entretanto, a página virtual apresenta problemas em relação ao uso do hífen, de acordo com Souza. "Como o vocabulário oficial ainda não saiu, não tenho como programar o conversor."
O Word, popular editor de textos, poderá ter seu corretor de português atualizado só a partir do segundo semestre.
Essa é a expectativa da Microsoft Brasil para os programas do Office 2007, que incluem, além do Word, Excel e PowerPoint e outros. A empresa também espera pela publicação do novo Volp e a atualização se dará para corretor gramatical, ortográfico, dicionário de sinônimos e hifenizador.
"A expectativa é permitir aos usuários uma atualização gratuita [baixada] pela internet no segundo semestre", afirmou ontem Eduardo Campos, gerente de produtividade e colaboração da Microsoft Brasil.
A Microsoft afirma que cumprirá o prazo de adaptação dado pelo governo -até 2012. O mesmo diz o Google, que tem entre seus programas o editor de textos Google Docs.
Para quem precisar de uma resposta oficial sobre alguma dúvida de grafia, a Academia Brasileira de Letras oferece o ABL Responde, em que especialistas esclarecem dúvidas enviadas pelo site, mas não dão prazo para a resposta.


Texto Anterior: Acidente mata operário na plataforma da Petrobras
Próximo Texto: Pasquale explica: Os acentos diferenciais de ‘pelo’, ‘polo’ e ‘pera’ já vão tarde!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.