São Paulo, quarta-feira, 06 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verão na praia tem futebol americano e surfe com remo

Outros esportes, como o tênis de praia, ganham o litoral nesta temporada

No Guarujá, surfistas de pé sobre pranchas usando remos chamam a atenção: é o "stand-up", uma antiga modalidade do Havaí

MÁRCIO PINHO
ENVIADO ESPECIAL AO GUARUJÁ

Novos esportes estão atraindo turistas nas praias paulistas neste verão. Modalidades como o "beach tennis" (tênis de praia), o "stand-up" (surfe praticado de pé com um remo) e até mesmo futebol americano ampliaram as opções de diversão e são uma boa alternativa para manter a forma.
Um dos que ganham adeptos é o "beach tennis". Com uma rede separando as duplas, o esporte pode até parecer vôlei de praia para um turista desavisado. Contudo, as raquetes e a bolinha logo indicam tratar-se de uma atividade nova por aqui.
O esporte foi inventado na Itália e chegou há um ano no litoral paulista. Aqui, agradou os fãs de tênis, principalmente os que não conseguem bancar os custos desse esporte.
"É um esporte democrático, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Ele dá mobilidade, resistência muscular e é muito divertido", diz a atriz Yara Ignácio, 58, que todos os finais de semana vai à praia do Boqueirão, em Santos, para praticar o novo esporte. Já há até campeonatos, segundo ela, que é membro da Associação Santista de Beach Tennis.
Também herdeiro do tênis, e misturado à paixão nacional, o futetênis de praia é outra novidade. Ele é jogado em duplas e, como requer pouco espaço, é mais viável do que o futebol nesta época de praias lotadas.
Sem usar as mãos, cada dupla tem que jogar a bola na quadra dos adversários, que não podem deixá-la pingar duas vezes. A rede de tênis é, em geral, imaginária, já que o improviso é a marca dessa atividade.

Nova onda
Nas praias do Guarujá, surfistas de pé sobre pranchas movendo-se com o auxílio de remos chamam a atenção de quem toma sol na areia. É o "stand-up", uma das modalidades mais antigas praticadas no Havaí, mas que só agora começa a se popularizar no Brasil.
Na praia das Astúrias, uma escolinha de surfe aluga o equipamento por R$ 30. Por mais R$ 30, é ainda possível ter uma aula de como praticar. "No ano passado começamos com o "stand-up" aqui. Mas é neste que as pessoas estão querendo conhecer", disse o professor de surfe Neno Matos.
Um dos curiosos foi o paulistano Thiago Quintaneiro, 22. Ele aprovou e disse que o esporte favorece os iniciantes, pois não consiste apenas em pegar ondas. "Você pode remar e passear pela água. O importante é manter o equilíbrio, que é o mais difícil. É bom para variar um pouco", disse o auxiliar financeiro, que normalmente surfa do jeito tradicional.

Futebol americano

Também importado dos EUA é o futebol americano.
A bola oval aparece com frequência nas praias de Santos e do Guarujá. Jogos já foram realizados entre equipes dessas cidades, o Santos Black Sharks e o Maluf Black Warriors. É no Rio de Janeiro, contudo, que o esporte mais se desenvolve. Em 2009 foi realizada a décima edição do torneio Carioca Bowl.
A Associação de Futebol Americano do Brasil recomenda o uso de protetor bucal. Também são aconselháveis protetores para o corpo, que são parecidos com os usados no rugby. É muito comum, contudo, encontrar praticantes que querem apenas trocar passes.


Texto Anterior: Professores: Secretaria reduz exigências para reajuste salarial
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.