São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Prefira refeições leves e energéticas

da Reportagem Local

"Saco vazio não pára em pé." Essa máxima vale como dica para quem pretende pular atrás de trio elétrico, na avenida ou em clubes. Mas atenção: excessos na alimentação podem atrapalhar sua disposição no Carnaval.
As refeições devem ser leves, porém energéticas para manter os foliões dispostos durante horas de atividades físicas.
Saladas e massas, acompanhadas de carnes magras (peixe, frango ou filé grelhado), são de fácil digestão e fornecem energia por cerca de cinco horas.
Tome cuidado com o molho que escolher. Os gordurosos ou com queijo dificultam a digestão e podem até causar diarréia. Prefira um molho de tomates, que é mais leve. "A atividade física intensa normalmente atrapalha o funcionamento do intestino. Ingerir gordura em excesso pode até causar um desarranjo intestinal", diz a nutricionista Tânia Rodrigues, da BRG consultoria nutricional.
Outro alerta: após o almoço ou jantar, espere entre uma e duas horas para começar a pular, que é o tempo médio que o organismo humano demora para fazer a digestão.
Na rua, evite chocolates, salgados fritos e outros alimentos gordurosos. Um bom substituto para a refeição é o creme de açaí, muito em moda entre esportistas e jovens. Sua polpa batida, acompanhada de cereais e banana, tem cerca de 800 calorias.
Nessa maratona, o café da manhã tem de ser reforçado: pães, cereais, leite, iogurte, frutas e suco de frutas completam a energia necessária.
Uma pessoa adulta em atividades normais deve ingerir, em média, 2.000 calorias por dia. O folião, que pode perder cerca de 1.000 calorias em quatro horas de Carnaval, deve ingerir 3.000 calorias por dia de festa.

Texto Anterior: Carnaporto importa mulata "Globeleza"
Próximo Texto: Bairrismo: Prefeito do Rio diz que Carnaval paulista é "rodeio chatíssimo"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.