São Paulo, sexta, 6 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Para autor, erro foi "a nível editorial e não de conteúdo"
Livro didático para 1º grau corta Estado do Piauí do mapa

FERNANDA SANTIAGO
da Agência Folha

O Estado do Piauí não consta de um mapa do Brasil no livro didático "Geografia", de Ari Herculano de Souza, editado pela Módulo Editora e Desenvolvimento Educacional Ltda., de Curitiba (PR).
No mapa há outros erros além de o Maranhão fazer fronteira com o Ceará. Sergipe tem área limítrofe com a de Pernambuco e Fernando de Noronha tem a localização errada.
O livro foi adotado para os alunos da 1ª série do 1º grau do Instituto Dom Barreto -um colégio particular de Teresina (PI)-, onde foi detectado o erro. O livro em questão é indicado para a 2ª série.
De acordo com a direção do colégio, o livro foi selecionado em dezembro. Ficou acertado com o representante da editora no Estado, o Grupo Tropical Editora, que o erro do mapa seria corrigido.
Uma funcionária da Módulo Editora, que se identificou apenas como Vanessa, disse que foram enviadas páginas adesivas -erratas- , devidamente corrigidas, para o Grupo Tropical distribuir junto com os livros aos colégios que adotaram o material.
Fátima Sampaio, proprietária do Grupo Tropical Editora, disse que os livros foram enviados no dia 13 de janeiro e as erratas, no dia 18 de fevereiro.
Maria Ieda Costa Diniz, gerente da Repartição do Livro Didático do MEC (Ministério da Educação), afirmou que a edição para 2ª série do 1º grau do livro "Geografia" não faz parte do catálogo do órgão devido aos erros do mapa.
Para o autor, Ari Herculano de Souza, o erro foi "a nível editorial e não de conteúdo, o que não desabona o livro".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.