São Paulo, quinta-feira, 06 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Pesquisa foi feita 2 meses após protestos de perueiros

Para usuário de SP, qualidade de lotações é igual à de ônibus


GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

O serviço prestado pelas lotações e os ônibus de São Paulo tem o mesmo índice de aprovação na opinião dos usuários do transporte público, segundo pesquisa da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos).
Peruas e ônibus receberam a aprovação (avaliação excelente e boa) de 70% e 67% dos seus usuários, respectivamente, no final de 99. A margem de erro é de 3 pontos percentuais -portanto, há um empate técnico.
A pesquisa vem sendo feita anualmente desde 85. Mas sofreu alterações na metodologia e não permite fazer uma comparação direta entre os índices verificados em anos anteriores, o que permitiria dizer se houve melhoria ou piora nos serviços prestados por cada meio de transporte.
A ANTP diz, no entanto, que o empate é um indício claro de que as lotações já não têm tanta vantagem em relação aos ônibus como apresentavam em 1998.
Na pesquisa anterior, as peruas tiveram vantagem sobre os ônibus de 33 pontos percentuais na aprovação. As principais qualidades apontadas pelos usuários eram conforto e rapidez.
Segundo a ANTP, o resultado pode ser um reflexo direto da guerra entre lotações e a Prefeitura de São Paulo.
As 2.300 entrevistas foram realizadas em dezembro de 99, dois meses depois do início de uma série de protestos de perueiros -incluindo confrontos com guardas municipais e ônibus incendiados- contra a apreensão de lotações e pela regulamentação da categoria.
"Houve um desencanto com a lotação. A pesquisa aponta que a principal rejeição das peruas vem da insegurança dos veículos e do comportamento dos motoristas, que muitas vezes fogem para não ter o carro apreendido", disse o vice-presidente da ANTP, Rogério Belda.


Texto Anterior: Estrada: Colisão mata estudantes em Sergipe
Próximo Texto: Previsão do trânsito: Evite a Consolação ao ir para o centro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.