São Paulo, terça-feira, 06 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporal alaga ruas nas zonas leste e sul

DO "AGORA"

A chuva voltou a castigar moradores das zonas leste e sul de São Paulo ontem. O córrego Aricanduva transbordou mais uma vez e foram registrados ao menos 17 pontos de alagamento na cidade. Choveu 33 mm na Penha (zona leste) -43% da média pluviométrica de abril, que é de 76 mm.
O temporal começou às 14h, na zona sul. Moradores do Ipiranga foram prejudicados com alagamentos na área da avenida Ricardo Jafet. Anteontem, uma forte chuva havia atingido a região -o rio Ipiranga chegou a transbordar e pessoas ficaram ilhadas.
Às 15h de ontem, a chuva chegou à região de Aricanduva e provocou o transbordamento do córrego. A avenida Aricanduva foi bloqueada. Houve alagamentos nessa via e nas avenidas Celso Garcia e Radial Leste.
O Metrô reduziu a velocidade dos trens da linha 3-vermelha, que liga as regiões leste e oeste da cidade. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) decretou estado de atenção na marginal Tietê e nas regiões sudeste e leste.
Trechos da avenida Vergueiro, no Sacomã (zona sul), e parte da Vila Formosa (zona leste) ficaram sem luz após a queda de um poste por causa dos fortes ventos. Segundo a Eletropaulo, o serviço seria restabelecido ainda ontem.
No fim da tarde, o temporal chegou a Pirituba, Jaraguá e Perus (zona norte), mas não houve alagamentos. Os municípios de Caieiras, Santo André, São Caetano do Sul e Diadema (Grande SP) também foram atingidos.
A forte chuva também atrapalhou o trânsito na capital. Às 19h, foi registrado o pico de congestionamento (111 km) -a média do horário é de 100 km.
Em Belo Horizonte, um temporal na noite de anteontem causou a morte da dona-de-casa Inês da Silva Costa, 64, deixou 30 famílias desabrigadas e desalojadas, alagou ruas e destruiu vários carros. Cerca de 27 mil casas ficaram sem energia elétrica na cidade. Foram duas horas de chuva intensa, gerando um volume de água quase duas vezes maior que a média de chuvas prevista para abril.


Colaborou a Agência Folha, em Belo Horizonte

Texto Anterior: Clima: Grupo é criado para estudar ciclone Catarina
Próximo Texto: Há 50 anos: EUA admitem enviar tropas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.