São Paulo, terça-feira, 06 de abril de 2004

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SAÚDE

Sistema de triagem e reencaminhamento seria adotado ontem pelo HC, mas pacientes continuam a passar por médicos

Unicamp adia o descarte de casos simples

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Contrariando o que havia divulgado, o Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) manteve ontem o atendimento a todas as pessoas que procuraram o pronto-socorro com problemas de pouca gravidade ou sem encaminhamento de postos de saúde.
Pela proposta inicial da superintendência do HC, desde ontem todos os pacientes passariam por uma triagem com a equipe de enfermagem. Os casos simples seriam imediatamente encaminhados para postos de saúde, sem passar pelo médico.
A Folha acompanhou o atendimento feito ontem pela manhã. Das 174 pessoas que abriram fichas, das 7h às 13h, segundo a Unicamp, nenhuma deixou de ser atendida pelos médicos.
Todas as pessoas foram recebidas, medicadas e, em seguida, orientadas a procurar o posto de saúde mais próximo de casa.
Segundo o superintendente do HC, Ivan Toro, os pacientes foram recebidos pelos médicos apenas para confirmar a triagem feita pela enfermagem. Ele acrescentou que o atendimento será mantido dessa forma por mais 15 dias.
A experiência é nova, diz Toron, e há a preocupação de não colocar nenhum paciente em risco, daí a revisão da triagem. "Estamos tentando manter o menor risco possível para o paciente e, para isso, é necessário que haja confiança no sistema como um todo."
Em janeiro, o hospital decidiu identificar os pacientes por cores, que apontam a gravidade dos casos e definem a prioridade.
O vigilante Agenor Carlos Martins, 40, procurou o pronto-socorro por sentir dor nas pernas e estar com dificuldade para dormir. Classificado pela equipe de enfermagem com a cor azul, que caracteriza casos sem gravidade, Martins passou pela consulta médica e foi orientado a procurar um posto de saúde da próxima vez.
O coordenador de assistência do HC, Luiz Roberto Lopes, disse que o atendimento no pronto-socorro do HC não será negado a nenhum paciente, mas que a prioridade estabelecida pelo critério de cores será mantida.
"O paciente identificado com a cor vermelha será atendido imediatamente, o de cor amarela ficará na espera por cerca de 30 minutos e o de cor azul que quiser ser atendido aqui será informado que a consulta poderá demorar."


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