São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUAS DE OUTONO

Encosto da serra do Mar caiu sobre uma casa na região do Vale do Paraíba; mais uma pessoa ficou ferida

Mulher morre após deslizamento em SP

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A forte chuva que atingiu a região do Vale do Paraíba, no interior paulista, entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem, causou deslizamento de terra que deixou um morto e um ferido. No litoral norte do Estado, cerca de 140 pessoas ficaram desabrigadas nas cidades de Ubatuba (224 km de São Paulo) e de Caraguatatuba (173 km da capital).
Sebastiana Pacífico do Amaral Santos, 54, morreu logo após uma encosta da serra do Mar desmoronar sobre a casa em que estava, na cidade de Natividade da Serra (185 km de SP). João Rodrigues Mota, 45, que prestava serviço de pedreiro na casa, ficou ferido.
O imóvel, localizado na estrada municipal do bairro do Briete, na zona rural da cidade, foi totalmente destruído quando parte de um barranco o atingiu na manhã de ontem. Chovia forte na hora do deslizamento.
Dezenas de ruas e casas de Ubatuba e Caraguatatuba ficaram alagadas e famílias perderam móveis, roupas e alimentos. Ninguém ficou ferido.
A situação mais delicada era em Ubatuba, onde entre as 8h de segunda e as 8h de ontem choveu 257 mm, o dobro do registrado em fevereiro (124 mm). A prefeitura informou que 91 pessoas ficaram desabrigadas e outras 40, desalojadas. Elas foram levadas para um ginásio.
O grande volume de chuva deixou a água turva e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) interrompeu a capitação e o fornecimento na cidade.
A prefeitura decretou estado de emergência. "Muitas ruas e casas estão alagadas, e não podemos começar os trabalhos de limpeza porque a chuva não deu trégua até agora", disse ontem o chefe da Defesa Civil de Ubatuba, Pedro Marciano Leite Filho.
Em Caraguatatuba a chuva forte deixou cerca de 50 desabrigados, que foram encaminhados a três ginásios esportivos. Choveu na cidade 98,8 mm em 24 horas, bem próximo do volume verificado em todo o mês de fevereiro, quando choveu 118 mm.
A rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), que liga Taubaté (130 km de SP) a Ubatuba, foi fechada de manhã devido à queda de barreiras. O trecho do km 68 da Rio-Santos, próximo à divisa entre Ubatuba e Caraguatatuba, continuava alagado até o final da tarde.


Colaborou JOSÉ EDUARDO RONDON, da Agência Folha


Texto Anterior: Baixada terá mais 8 unidades
Próximo Texto: Corpo de motoqueiro é encontrado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.