São Paulo, domingo, 06 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Grupoterapia pode ajudar idosos

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Aos idosos portadores de distúrbio de comportamento e que não respondem ao tratamento de rotina está sendo sugerida psicoterapia de grupo, mas diferente da que é feita com pessoas mais jovens. O psiquiatra geriátrico Mark Agronin, diretor dos serviços de saúde mental do Miami Jewish Home & Hospital for the Aged, na Flórida, EUA, durante a 21ª Reunião Anual da Associação Americana de Psiquiatria Geriátrica, sugeriu que a grupoterapia para idosos pode atuar de "forma mágica" e rápida para esses pacientes. Segundo Agronin, esse tratamento oferece mais vantagens do que a psicoterapia individual. No grupo, surgem oportunidades de socialização do idoso com seus pares, além da possibilidade de compartilhar com os participantes sobre os diversos problemas relacionados com a idade. Por outro lado, essas sessões, de 50 minutos com intervalo de dez minutos para um lanche, estimulam esses pacientes a serem mais ativos e a abandonarem a apatia. Esta situação é freqüentemente observada em idosos, tanto nos que vivem isolados como nos que estão acomodados com seus familiares.

julio@uol.com.br

OUVIR BEM É VIVER MELHOR
O professor Pedro Luiz Mangabeira Albernaz lança amanhã, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073) o livro "Quem ouve bem vive melhor", editado pelo MG Editores. A obra é dirigida a quem tem problema de audição.

SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE PÚBLICA
Em comemoração aos 90 anos da instituição do ensino da saúde publica na USP, amanhã e terça será realizado na Faculdade de Saúde Pública o seminário "Desafios da Saúde Pública: passado, presente e futuro". Informações pelo tel. 0/xx/11/ 3061-7104.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.