São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Livro antigo ensina a manter saúde

JULIO ABRAMCZYK
Para conservar a saúde, deve-se respirar bons ares, comer alimentos sadios, dormir com sossego, fazer exercícios, "trazer a natureza bem regulada nas suas evacuações" e evitar paixões que alterem a harmonia dos humores.
Estas recomendações de bom senso estão no livro de Francisco da Fonseca Henríquez, médico de Dom João 5º, que reinou em Portugal por 42 anos até morrer, em 1750, aos 61 anos de idade.
Henríquez afirma que a maior parte dos homens come ao almoço e ao jantar, "e é o que basta para conservação da natureza e nutrição do corpo".
Quanto ao preparo do alimento -cozido ou assado-, explica que "os cozidos têm mais fácil transmutação (absorção), mas os assados nutrem melhor do que os cozidos". Mas quem tem saúde pode comer os alimentos de que gostar, da maneira que quiser, "não excedendo à moderação".
A obra de Henríquez, "Âncora medicinal para conservar a vida com saúde" surgiu em 1721. Teve três reedições em Portugal e, quatro séculos depois, chega ao Brasil, através da Ateliê Editorial (telefax 0/xx/11/ 4612-9666), com glossário e linguagem atualizada.
Para o médico Sérgio de Paula Santos, que descobriu o livro na Biblioteca Nacional de Lisboa e fez o editor Plínio Martins se interessar pela obra, os conceitos nele apresentados guardam uma sabedoria aplicável até nossos dias.


E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Campanha esclarece sobre doenças
Próximo Texto: Seqüestro: Unifesp tem psicoterapia pós-estresse
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.