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Vias com mais acidentes fatais têm velocidade superior à recomendada
CET afirma que observa condições técnicas para definir limites
RAPHAEL MARCHIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Das 20 vias com mais acidentes fatais na cidade de
São Paulo, quatro têm velocidade máxima acima do recomendado pelo Código de
Trânsito Brasileiro.
Nas vias expressas das
marginais Tietê e Pinheiros,
por exemplo, a CET permite
aos motoristas uma velocidade máxima de 90 km/h -dez
a mais do que o indicado pelo
código de trânsito federal.
No ano passado, 56 acidentes resultaram em mortes
na Tietê e 23 na Pinheiros.
Apesar de a velocidade
não ser apontada por especialistas como a única vilã para a mortalidade, dez quilômetros por hora a mais representam menos tempo e espaço para o motorista reagir.
"A velocidade tira tempo
de reação do motorista e torna o impacto mais letal", diz
Sérgio Ejzenberg, especialista em acidentes de trânsito.
Um veículo a 60 km/h precisa de 7,5 segundos e 84 metros de distância para poder
parar. A 70 km/h, precisará
de 8,7 segundos e 109 metros.
Flamínio Fichmann, urbanista especialista em trânsito,
concorda com Ejzenberg. "Os
veículos têm sistema de aceleração e desaceleração rápidos. Nem sempre é confortável andar a 60 km/h, mas a
velocidade deve ser reduzida
em prol da segurança."
Na zona leste, a Jacu-Pêssego, tanto em seu trecho novo quanto em parte do antigo, tem velocidade regulamentada pela prefeitura de
70 km/h quando o código estabelece 60 km/h. O mesmo
acontece com a Aricanduva.
Segundo a CET, as duas
avenidas da zona leste deverão ter suas velocidades reduzidas no próximo semestre. A
"nova" Jacu-Pêssego, porém,
continuará com velocidade
máxima de 70 km/h.
O motivo, segundo a prefeitura, é a característica de
via rápida do trecho inaugurado em outubro de 2010.
O órgão regulador de cada
município tem a prerrogativa
de estabelecer limites de velocidades diferentes dos indicados pelo CTB -desde que
observadas condições técnicas e de trânsito.
Questionada sobre as velocidades das marginais e das
avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva, a CET afirmou apenas que seguiu a prerrogativa
do código.
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