São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

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Vias com mais acidentes fatais têm velocidade superior à recomendada

CET afirma que observa condições técnicas para definir limites

RAPHAEL MARCHIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Das 20 vias com mais acidentes fatais na cidade de São Paulo, quatro têm velocidade máxima acima do recomendado pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Nas vias expressas das marginais Tietê e Pinheiros, por exemplo, a CET permite aos motoristas uma velocidade máxima de 90 km/h -dez a mais do que o indicado pelo código de trânsito federal.
No ano passado, 56 acidentes resultaram em mortes na Tietê e 23 na Pinheiros.
Apesar de a velocidade não ser apontada por especialistas como a única vilã para a mortalidade, dez quilômetros por hora a mais representam menos tempo e espaço para o motorista reagir.
"A velocidade tira tempo de reação do motorista e torna o impacto mais letal", diz Sérgio Ejzenberg, especialista em acidentes de trânsito.
Um veículo a 60 km/h precisa de 7,5 segundos e 84 metros de distância para poder parar. A 70 km/h, precisará de 8,7 segundos e 109 metros.
Flamínio Fichmann, urbanista especialista em trânsito, concorda com Ejzenberg. "Os veículos têm sistema de aceleração e desaceleração rápidos. Nem sempre é confortável andar a 60 km/h, mas a velocidade deve ser reduzida em prol da segurança."
Na zona leste, a Jacu-Pêssego, tanto em seu trecho novo quanto em parte do antigo, tem velocidade regulamentada pela prefeitura de 70 km/h quando o código estabelece 60 km/h. O mesmo acontece com a Aricanduva.
Segundo a CET, as duas avenidas da zona leste deverão ter suas velocidades reduzidas no próximo semestre. A "nova" Jacu-Pêssego, porém, continuará com velocidade máxima de 70 km/h.
O motivo, segundo a prefeitura, é a característica de via rápida do trecho inaugurado em outubro de 2010.
O órgão regulador de cada município tem a prerrogativa de estabelecer limites de velocidades diferentes dos indicados pelo CTB -desde que observadas condições técnicas e de trânsito.
Questionada sobre as velocidades das marginais e das avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva, a CET afirmou apenas que seguiu a prerrogativa do código.


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