São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidade terá mais 1.200 táxis até o início de 2012

Após 15 anos sem novo alvará, frota sobe 3,7%

DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo ganhará mais 1.200 táxis até janeiro do ano que vem.
A decisão de emitir novos alvarás foi oficializada pelo prefeito Gilberto Kassab no "Diário Oficial" de sábado.
Ela visa atender à pressão de usuários diante da dificuldade para conseguir táxis em diversas áreas, do aumento do movimento e da expectativa de mais turistas devido à Copa de 2014.
O número de novos alvarás elevará em apenas 3,7% a frota de táxis -que, em abril, totalizava 32.150 veículos.
Mas é a primeira vez, em mais de 15 anos, que a prefeitura vai expedir novas licenças (com exceção de 80 táxis liberados para transportar pessoas com deficiência).
A prefeitura diz que os estudos continuarão e que mais veículos podem ser autorizados nos próximos anos.
No começo de 2010, Kassab concedeu um reajuste próximo de 19% na tarifa (na época, a mais alta entre as dez maiores capitais do país).
A distribuição dos 1.200 alvarás será definida por sorteio, com base em resultados da Loteria Federal. Hoje eles já são disputados no comércio clandestino de licenças.
As exigências serão detalhadas nas próximas semanas por uma portaria da Secretaria dos Transportes, mas as vagas ficarão restritas a quem tiver um Condutax (cadastro pessoal após passar por curso de taxista).
A prefeitura estima que em torno de 20 mil motoristas já têm um Condutax, mas não um alvará. Na prática, são taxistas que trabalham para empresas de frota ou como segundo motorista do dono da licença.
A previsão é que os primeiros sorteios sejam nos próximos meses, para que todos os 1.200 novos carros estejam nas ruas até janeiro de 2012.
O presidente do sindicato dos taxistas, Natalício Bezerra, diz que "a gritaria pela falta de táxi" é agravada pelos congestionamentos. "No acesso ao aeroporto os carros ficam presos no trânsito."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.