São Paulo, sábado, 06 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação da PM de Minas tenta evitar avanço de traficantes do Rio

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou ontem uma operação nos principais aglomerados urbanos da região metropolitana de Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro. Com as ações das polícias no Rio de Janeiro, a PM de Minas teme a fuga de traficantes fluminenses para o Estado.
Traficantes do aglomerado Cabana do Pai Tomás, que tem cerca de 60 mil habitantes e fica na região oeste de Belo Horizonte, impuseram nesta semana toque de recolher e expulsaram do local alguns moradores, cujas casas são consideradas boas para observação dos morros.
A Polícia Militar suspeita que traficantes do Rio teriam se juntado aos mineiros da Cabana, que estariam recebendo "treinamentos de guerrilha".
"Se [a polícia do Rio" aperta o cerco lá, a tendência é fugir para Minas. Estamos tentando prevenir o acesso de marginais de outros Estados e combatendo os traficantes daqui, mostrando que não há, em todo o Estado, um lugar sequer onde a polícia não vá", disse o tenente-coronel Renato Vieira de Souza.
A PM ficou em alerta após ter achado, na semana passada, em Matias Barbosa (MG), uma casa que abrigava traficantes supostamente ligados ao bando de Enaldo Pinheiro de Medeiros, o "Uê", que está preso no Rio.
A divisa com o Rio, nas imediações da BR-040, está sendo vigiada permanentemente. As ações da PM de Minas também serão feitas em casas noturnas e nos principais corredores de tráfego da região metropolitana, com revistas em carros.
São aproximadamente 30 mil homens empenhados nisso.
Ontem, além da Cabana, a PM agiu em mais três aglomerados. Os alvos são os locais conhecidos como pontos de tráfico de drogas. Em todo o Estado, segundo a polícia, 65% das ocorrências de homicídios estão ligadas ao tráfico de drogas. A região do Triângulo Mineiro é conhecida como uma rota do tráfico internacional.



Texto Anterior: Justiça acata denúncia, e Belo será processado
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.