São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

54% aprovam restrição a caminhão no centro de SP

33% se dizem contrários à medida, segundo pesquisa do instituto Datafolha; gestão Gilberto Kassab esperava resultado melhor

DA REPORTAGEM LOCAL

A restrição à circulação de caminhões em parte do centro expandido de São Paulo, medida implantada na última segunda-feira pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) para reduzir os congestionamentos em SP, tem apoio de pouco mais da metade dos eleitores da cidade.
De acordo com o instituto Datafolha, 54% dos paulistanos maiores de 16 anos são favoráveis à medida. Outros 33% se declaram contrários. Para 9%, a restrição é indiferente e 5% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada na quinta e na sexta-feira, com 1.085 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Os números, embora favoráveis, frustram as expectativas da cúpula da gestão Kassab, que esperava uma aprovação muito maior. Para o governo, a restrição aos caminhões teria o efeito de dar ao prefeito a imagem de um administrador que toma atitudes frente às dificuldades.
Na primeira semana, a média de congestionamento do dia inteiro chegou a cair 38% -na quarta-feira- em relação à registrada no mês passado. Parte disso se deve às férias escolares, que costumam tirar até um quinto dos carros das ruas.
As maiores aprovações são das pessoas com ensino superior (68%), renda superior a dez salários mínimos (77%), moradores da zona oeste (63%), que andam de carro (63%) e votam em Kassab (66%).
Os dados apontam que os menores índices de aprovação à medida estão entre as pessoas com ensino fundamental (46%), moradores da zona leste (50%), usuários de lotações (47%) e eleitores da petista Marta Suplicy (47%).
Para 72% dos entrevistados pelo Datafolha, a decisão de Kassab será ótima ou boa para melhorar o trânsito da cidade, 10% disseram que será ruim ou péssimo, 15% avaliam como regular e 4% não sabem.
Nessa questão, os mais otimistas são os moradores do centro -77% dizem que a medida será ótima ou boa para melhorar o trânsito. Entre eleitores de Marta Suplicy, os mais céticos em relação à medida, 73% apontam que a restrição aos caminhões será positiva para melhorar o trânsito.


Texto Anterior: Pesquisa diz que carioca bebe mais que paulistano
Próximo Texto: Danuza Leão: É preciso ir mais longe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.