São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Exercício super-lento também ajuda

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Atualmente está bem estabelecido que os exercícios resistidos, sob adequado controle, proporcionam significativa melhora física e emocional a seus praticantes. Os idosos, em particular, passam a apresentar melhor condicionamento físico, o que os ajuda a evitar a atrofia muscular conseqüente à vida sedentária e pode prevenir os conhecidos tropeços e quedas que resultam em graves fraturas, por vezes fatais.
Há alguns anos, um outro tipo de exercício de resistência foi sugerido nos mesmos moldes dos resistidos, porém com movimentos lentos e menos repetições ao exercício. Ken Hutchins, autor da proposta, considera que este tipo de atividade melhora a qualidade da contratura muscular e a força do músculo.
Essa afirmação, contudo, contraria a opinião de outros especialistas em atividades esportivas.

Estudos
A médica Alexandra Sänger e colaboradores da Universidade de Salzburgo, na Áustria, estudaram os dois métodos de treinamento físico e apresentaram o resultado da pesquisa na reunião anual da Sociedade de Biologia Experimental que se desenvolve em Marselha, na França.
Foram realizadas biópsias em músculos da coxa de mulheres na menopausa, com idades entre 45 e 55 anos, antes e depois de 12 semanas, executando os dois tipos de exercícios.
A conclusão foi que ambos os métodos melhoram a massa muscular às expensas dos tecidos conectivo e gorduroso. E, ao contrário das expectativas, o método super-lento parece ter apresentado maior efeito sobre os músculos.
De qualquer forma, o importante é que o exercício programado para uma ou para outra forma de exercício contribui de forma significativa para reduzir o risco de lesões e ferimentos, o que acaba contribuindo para uma melhor qualidade de vida para os idosos praticantes.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Ginecologista diz que menstruação é desperdício
Próximo Texto: Empresas ajudam funcionárias com TPM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.