São Paulo, segunda-feira, 06 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JULIA MARGARET HOLLAND MACDONELL (1916-2009)

Uma escritora nonagenária conectada à internet

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ela tinha mais de 90 anos quando lançou seu primeiro livro, no ano passado, um misto de pesquisa histórica com pinceladas de ficção.
Foi escrito em inglês e se chama "The Boy And The Warrior". A autora: dona Julia Macdonell, descendente de norte-americanos e ingleses que vivia na pequena Joanópolis, cidade com 10.671 habitantes no interior do Estado de São Paulo.
Como explica a sobrinha Janet, a obra está à venda na internet. "Infelizmente não é nenhum blockbuster", responde ela, ao ser questionada sobre como anda a comercialização do livro.
Ativa e autodidata, Julia usava o computador para se manter informada e fazer suas pesquisas: checava ainda os e-mails e batia um papo no MSN, programa de troca de mensagens instantâneas.
Nascida em São Paulo, foi por um tempo professora de inglês. Ao mesmo tempo que estava ligada à cultura de seus ancestrais, era bastante sensível às coisas do Brasil.
Certa vez, foi com o irmão visitar uma antiga propriedade da família, nos EUA, que serviu de locação para o clássico "E o Vento Levou".
Teve dois maridos: um artista inglês e um engenheiro canadense. O segundo marido chegou a construir uma miniusina para fornecer eletricidade à propriedade em que viviam, no interior. Morreu domingo (21), aos 92, vítima de uma broncopneumonia. Não deixa filhos.
José Walter, marido de Janet, havia começado a traduzir o livro para o português.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Flanelinha agora é profissão legalizada no Distrito Federal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.