São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital São Paulo atenderá apenas pacientes encaminhados por UBSs

LUÍSA BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do Hospital das Clínicas, outra grande unidade da capital, o Hospital São Paulo, anunciou que pretende restringir seu atendimento no ambulatório de especialidades aos pacientes encaminhados por uma UBS (Unidade Básica de Saúde). A mudança não atinge os serviços de pronto atendimento e emergência nem as pessoas que estão em tratamento.
O ambulatório do hospital tem 116 subespecialidades e faz 80 mil consultas mensalmente. Dessas, dez mil são de pacientes novos.
Desde o dia 1º de agosto, o Hospital das Clínicas não atende mais consultas simples e só recebe pessoas encaminhadas por uma UBS. A iniciativa do HC influenciou a decisão do Hospital São Paulo, que temeu ser sobrecarregado com a demanda deixada pelo HC.
De acordo com a diretoria do Hospital São Paulo, que é ligado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), não foi fixada uma data para a mudança. O processo será feito gradativamente e pode ser concluído só no próximo ano.
Segundo a diretoria, o hospital vem passando parte do agendamento de consultas para a rede municipal desde o começo do ano. Atualmente, 3.000 vagas novas de consultas são destinadas a pacientes da rede municipal.
O prefeito José Serra (PSDB) demonstrou preocupação com a decisão do hospital, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura. De acordo com a assessoria, as UBSs estão em processo de informatização, que deverá ser concluído até dezembro deste ano. Para a prefeitura, o novo sistema vai facilitar o atendimento dessa nova demanda.

Texto Anterior: Urbanismo: Iluminação é restabelecida no túnel 9 de Julho
Próximo Texto: Pacientes dizem ser contrários à mudança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.