São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem influi no aborto espontâneo

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Antigamente, a infertilidade de um casal era sempre por "culpa" da mulher.
Hoje, sabe-se que o problema não é de um dos dois parceiros: é do casal e tanto pode estar com o homem quanto com a mulher, ou ainda com ambos.
Um novo estudo sobre abortos espontâneos (perda espontânea do bebê antes de 20 semanas de gestação) também agora está colocando o parceiro masculino como possível colaborador para esta situação que eventualmente pode surgir na gravidez.
O estudo foi publicado na revista "Obstetrics & Gynocology" deste mês pela professora Karine Klein e por colaboradores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Columbia, do Hospital Hadassa de Jerusalém e do Instituto de Psiquiatria de Nova York, com base em dados de 92.408 nascimentos ocorridos em Jerusalém de 1964 a 1976, dos quais resultaram pesquisas ou entrevistas com 13.865 mulheres.
As conclusões permitiram observar que, independentemente da idade da mulher, o aumento da idade do parceiro estava associado regularmente ao aumento do número de abortos espontâneos.

35 anos ou mais
As mulheres com parceiros de 35 anos de idade ou mais têm três vezes mais abortos espontâneos quando comparadas com gestantes cujos parceiros estão nos 25 anos ou são ainda mais jovens do que isso.
Provavelmente esse deve ser um dos motivos pelos quais a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva impõe o limite de 40 anos como a idade máxima para doadores de sêmen.


Texto Anterior: + Saudável
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Brasil em tempo integral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.