São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para agência, caos da Gol foi "normalizado"

FERNANDA BASSETTE
DE SÃO PAULO

Menos de dez minutos após sair do portão de desembarque e antes mesmo de vistoriar o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Solange Vieira, presidente da Anac, afirmou que o caos aéreo envolvendo a Gol estava "normalizado".
A série de visitas a aeroportos aconteceu uma semana após a série de cancelamentos e atrasos em voos da empresa começar, afetando milhares de passageiros.
Vieira desembarcou de um voo da Gol vindo do Rio. Enfatizou que "o voo saiu rigorosamente no horário" e que o fim de semana será tranquilo nos aeroportos do país. Ontem, os atrasos da Gol estavam mais próximos da média das outras empresas.
"Verifiquei que a questão está realmente normalizada e o que eu estou encontrando em todos os aeroportos é uma Gol operando dentro dos padrões normais de atraso", afirmou, sem comentar o problema com excesso de jornada cumprida pelos tripulantes de outras empresas.
"[O fato de] esses aeroportos [Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont e Galeão, visitados por ela] estarem normais significa que o Brasil inteiro está normal", disse.
Vieira, que fez a última fiscalização acompanhada da imprensa em dezembro do ano passado, diz que a Anac não demorou a agir.
"A Anac não está demorando para tomar atitudes. Fui avisada no sábado à noite sobre os atrasos da Gol. No domingo, colocamos equipes nos aeroportos e na segunda colocamos equipes dentro da empresa para identificar o problema", afirmou.
De sábado até anteontem, a Anac recebeu mais de 500 reclamações de passageiros por conta dos atrasos e cancelamentos dos voos.

FISCALIZAÇÃO
Para evitar outros problemas, a Anac estuda mudar o sistema de fiscalização das companhias. Hoje, as empresas enviam um relatório mensal e a ideia é que o relatório seja diário.


Texto Anterior: Anac autuou seis por tripulação sobrecarregada
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.