São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Prêmio incentiva a educação de jovens e adultos

DA REPORTAGEM LOCAL

Na próxima quarta-feira, a Fundação Abrinq e a Natura Cosméticos, em parceria com o Ministério da Educação, lançam em Porto Alegre o prêmio Crer para Ver, com enfoque na educação de jovens e adultos (EJA). A premiação destacará projetos educacionais para esse público criados em escolas municipais ou estaduais.
O prêmio se destina a projetos de escolas e a professores das cinco regiões do país. Serão oferecidos R$ 10 mil para que cada escola agraciada aplique em projetos como sala de leitura e acervos de biblioteca. Para os professores serão dadas cinco viagens, com direito a acompanhante, em um roteiro cultural e educativo (cidades históricas, por exemplo).
Cerca de 65 milhões de brasileiros ainda não concluíram o ensino fundamental (1ª à 8ª série). Desse total, 16 milhões são brasileiros de 15 a 24 anos, segundo o Censo 2000, do IBGE.
O coordenador do programa, Celso Santiago, diz que, para enfrentar essa situação, a Lei de Diretrizes e Bases (que orienta o funcionamento do sistema de ensino brasileiro) instituiu a educação de jovens e adultos.
Essa modalidade de educação é destinada aos brasileiros com mais de 15 anos que não concluíram o seu ciclo de escolarização ou que nunca freqüentaram a escola. A Natura e a Fundação Abrinq, por meio do programa Crer para Ver, aderiram a esse movimento neste ano.
Desde então, procura-se conscientizar e mobilizar a sociedade para a melhoria da educação de jovens e adultos pela volta desse público à escola. Com o apoio do Ministério da Educação, as duas organizações articularam ações para valorizar e reconhecer o mérito de professores e escolas que, por meio de seus trabalhos, garantam a qualidade da educação e a eficiência da aprendizagem aos alunos desse nível de ensino.
Também estão sendo desenvolvidas ações para levar os jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental de volta aos livros ou atrair para a escola aqueles que nunca a freqüentaram.

Texto Anterior: Confusos, internados ainda não tiveram alta
Próximo Texto: Candidatos assinam termo de compromisso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.