São Paulo, terça-feira, 06 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em Santos, 97% do movimento é com caminhão

DE BRASÍLIA

No ano passado, dos 2,7 milhões de contêineres movimentados em Santos, 97% usaram caminhão. A previsão é que a quantidade de contêineres no porto dobre em seis anos. Em 15 anos, esse número deve quadruplicar. Por causa do elevado volume de caminhões em Santos, um percurso que, em condições normais, levaria meia hora na região do porto, está durando 4 h.
Com o Ferroanel Norte concluído, a previsão é que o número de contêineres que circulam de trem em São Paulo suba para 1,2 milhão por ano. Isso porque a MRS e a Contrail têm plano de construir outros nove terminais multimodais ao redor da capital.
Dois deles serão bem próximo ao Centro (Lapa e Mooca), já na região onde ocorre o rodízio. Os trens deixarão contêineres no terminal, de onde as mercadorias serão levadas -ou trazidas- aos clientes por pequenos caminhões, carros de entrega e até bicicletas.
O presidente da Contrail, Guilherme Quintella, diz que a expectativa é que a empresa tenha 20 mil clientes e transporte 12% de toda a carga da região metropolitana. "A padaria vai virar cliente ferroviário", afirma.


Texto Anterior: União e SP prometem Ferroanel para 2014
Próximo Texto: Rodoanel: Governo vai desapropriar menos imóveis
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.