São Paulo, terça-feira, 06 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

USP melhora 84 colocações em ranking mundial

Unicamp também sobe posições; mudança se deve principalmente à alteração metodológica da listagem

Universidades são as únicas brasileiras na lista das 300 melhores instituições do mundo

DE SÃO PAULO

A USP e a Unicamp melhoraram de posição na lista das 300 melhores universidades do mundo, elencadas pela listagem QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido.
No ranking divulgado ontem, a USP ocupa a 169ª posição, com 50,7 pontos. A Unicamp está no 235º lugar, com 42,2 pontos. Elas são as únicas brasileiras no ranking.
Em 2010, a USP tinha ficado em 253º lugar e a Unicamp, em 292º, no final da lista. Foram 700 instituições avaliadas em todo o mundo. Os pontos recebidos pelas universidades são uma soma de notas em diversos indicadores. Metade da nota tem origem em uma pesquisa que coleta a opinião de acadêmicos renomados e de empregadores sobre as instituições.
No ranking deste ano, foram ouvidos mais de 33 mil acadêmicos do mundo todo e de 16 mil empregadores. "O QS melhorou muito o survey depois de reclamações de universidades latinas. Eles estão ouvindo mais cientistas fora do eixo anglo-saxão", disse Carlos Henrique Cruz, diretor-científico da Fapesp.


Texto Anterior: Kassab cria comissão para punir coveiros
Próximo Texto: Análise: Crescimento se deve a maior visibilidade de instituições
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.