UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Maior da América Latina, centro inaugurado ontem terá até faculdade

Templo budista é aberto em Cotia

DO "AGORA"

A inauguração do templo budista Zu Lai, ontem, em Cotia -que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB)-, tirou de Itapecerica da Serra (ambos na Grande SP) o posto de sede do maior centro da religião na América Latina.
O templo de 150 mil metros quadrados de área verde e 10 mil metros quadrados de área construída foi erguido onde, há dez anos, budistas se encontravam para meditar. Hoje, o local abriga restaurante, lanchonete, sala para exposição de arte, loja de produtos chineses e salas de aula.
A partir de janeiro de 2004, a Faculdade Budista será inaugurada no mesmo local -a princípio com os cursos de Filosofia Budista e de Monges. A previsão é que os cursos de Psicologia, Filosofia, História e Letras, já aprovados pelo MEC (Ministério da Educação), sejam lançados em seguida.
O evento de ontem foi aberto com a saudação do mestre Hsing Yun, monge budista chinês e autor de livros sobre a religião. Depois, 128 crianças, de oito a 16 anos, moradoras da favela do Chiclete, em Cotia, apresentaram um espetáculo de dança rítmica.
Segundo o pedagogo e professor de educação física da Blia (Budda's Light), Marco Antônio Conz, o ensaio com os meninos começou em março, em uma quadra na favela. Tanto esforço, no entanto, terminou em frustração e choro. A apresentação terminou 25 minutos antes do previsto, interrompida pela organização dez minutos após o seu início, por causa do sol forte.


Texto Anterior: Dá para resolver: Programa fez Itatiba reestruturar projetos
Próximo Texto: Panorâmica - Próstata: Médico Miguel Srougi lança livro em Brasília amanhã
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.