São Paulo, terça-feira, 06 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medicina em SP é a carreira mais concorrida da USP

DA REPORTAGEM LOCAL

Fazer medicina na USP continua sendo uma tarefa árdua. Neste ano, só um em cada 41,78 candidatos será aprovado na escola de medicina da USP de São Paulo ou da Santa Casa.
De acordo com o ranking divulgado ontem das carreiras com maior relação candidato/vaga na USP, medicina é a profissão mais procurada.
Publicidade, que havia sido a carreira mais concorrida no ano passado, está na vice-liderança, com 39,82 candidatos/vaga, seguida por relações internacionais e ciências médicas de Ribeirão (veja quadro nesta página).
Além de ter a maior relação candidato/vaga, medicina é a carreira com a maior procura absoluta: foram 15.292 inscritos, se somados os 11.586 candidatos na Santa Casa, na USP de São Paulo e os 3.706 de Ribeirão Preto. Ano passado, foram 13.379.
Até o ano passado, havia uma inscrição única para as três escolas. Neste ano, a Faculdade de Medicina de Ribeirão se emancipou e, com isso, o aluno decidiu, no ato da inscrição, se gostaria de concorrer à faculdade do interior ou às da capital.
Com a separação, até as disciplinas cobradas na prova específica, da 2ª fase, passaram a ser diferentes: para a medicina da USP de São Paulo e da Santa Casa, cai física, química e biologia; para Ribeirão cai geografia, química e biologia.
A lista divulgada ontem pela Fuvest só apresenta a relação candidato/vaga das carreiras mais concorridas. As demais só serão conhecidas após a realização dos testes de aptidão de música e de artes plásticas, que serão no mês de novembro.


Texto Anterior: Inscrições na Fuvest caem pela 4ª vez seguida
Próximo Texto: Bolsistas do Prouni estudarão em Salamanca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.