São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Praias de Angra dos Reis e Guarujá mantêm 'bandeiras de qualidade'

FELIPE CARUSO
DE SÃO PAULO

A praia do Tombo, no Guarujá, litoral de São Paulo, e a marina Costabella, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, mantiveram seus selos de excelência para a próxima temporada de verão.
Os dois locais tiveram o certificado internacional Bandeira Azul renovado e, por isso, poderão manter uma bandeira fincada na areia para atestar sua condição.
A certificação atesta qualidade da água do mar, de proteção à natureza e de infraestrutura do local.
A praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), obteve o mesmo selo em dezembro do ano passado. Ela, porém, perdeu o certificado em janeiro deste ano devido a acúmulo de lixo na areia. O resultado foi divulgado ontem pelo Instituto Ambiental Ratones, responsável pela iniciativa no país.
O selo de qualidade é distribuído após avaliação de diversos quesitos, como educação e gestão ambiental, qualidade da água e segurança.
Alguns dos pontos observados são a exposição de um mapa com detalhes do ecossistema local, a existência de lixeiras para separação do lixo reciclável e de banheiros limpos, o acesso controlado de animais domésticos, a presença de salva-vidas e acessibilidade para cadeirantes.
Concedido pela Fundação para a Educação Ambiental, parceira da ONU, a Bandeira Azul foi criada em 1985.
Atualmente, 3.650 praias e marinas em 44 países têm o selo internacional.
A Espanha, que tem 511 praias e 92 marinas certificadas, lidera o ranking de países com mais selos.


Texto Anterior: Violência: Bando rouba malotes de caixas eletrônicos de shopping center
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.