São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Mais de 800 pessoas se candidataram às 65 vagas da nova unidade, que começará a funcionar no ano que vem

USP-Leste tem procura recorde de docentes

MAYRA STACHUK
DA REPORTAGEM LOCAL

A unidade da USP (Universidade de São Paulo) que será instalada na zona leste da capital paulista ainda não existe em espaço físico -no local, há apenas o esqueleto de um prédio e homens trabalhando aceleradamente. Mas seu corpo docente está garantido. Foram 807 inscritos para as 65 vagas de professores abertas.
O número gera uma proporção de candidato por vaga até então inédita na procura por um posto acadêmico na USP, o que causou surpresa para a instituição.
De acordo com o coordenador-geral do projeto USP-Leste, Celso de Barros Gomes, havia uma grande preocupação em torno da formação do corpo docente pelo pouco tempo disponibilizado entre a divulgação do edital e o prazo de inscrições. "Foi um número realmente expressivo. Não me lembro de algo semelhante na história da USP."

Início de carreira
Gomes afirma que a grande procura se deve a alguns fatores, além de o cargo de titular na universidade ser naturalmente cobiçado e do salário - R$ 4.975,77 para o período integral. Para o professor, a proposta inovadora da unidade - que oferecerá cursos diferentes como gerontologia e obstetrícia - e a perspectiva de desenvolvimento de trabalho naquela região também são fatores relevantes para a explicação desse número. "Acho que muitos desses inscritos devem ser jovens que planejam desenvolver uma carreira desde a fundação da unidade", afirma.
A instituição ainda não tem, no entanto, um levantamento com os detalhes dos inscritos. Sabe-se apenas que há interessados de diversos Estados, além de São Paulo. Uma das exigências contidas no edital do processo seletivo era o nível mínimo de doutor.
Entre os cursos mais procurados estão gestão ambiental, que recebeu 191 inscritos para 8 vagas, e gestão de políticas públicas, com 133 candidatos para 9 vagas. Mas é na área de licenciatura em ciências que está a maior concorrência: são 56 candidatos para cada vaga do curso de biologia, um dos sete que integram a área.
O processo seletivo será composto por duas etapas. A primeira será uma prova escrita eliminatória. A segunda é mais complexa: inclui a apresentação do currículo e uma prova didática, ou seja, o candidato terá que dar uma aula para uma comissão avaliadora.
Além dos professores selecionados pelo processo seletivo, o quadro da unidade contará com pelo menos dez acadêmicos transferidos da USP, que já foram selecionados entre 17 interessados e aguardam apenas a liberação dos diretores de suas unidades.

Prédios
As aulas da USP-Leste começarão em fevereiro de 2005 ainda em instalações provisórias. Dos sete prédios previstos no projeto final - orçado em R$ 53,3 milhões -, apenas três estarão prontos: o da segurança, o da administração e um com salas de aulas. Por isso, foram abertas apenas 1.020 vagas para o ano que vem - houve 5.897 inscritos, sendo 80% de residentes na zona leste da capital, Guarulhos e Santo André (na Grande São Paulo).
Em julho de 2005, segundo previsão do planejamento da instituição, serão entregues mais dois prédios: um que integrará a biblioteca e o anfiteatro, e outro onde funcionarão a cozinha e os serviços terceirizados.


Texto Anterior: Outro lado: Defesa, que negou crime em 2003, não foi localizada
Próximo Texto: Direito da FGV tem 1º vestibular amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.