São Paulo, sexta-feira, 06 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

PUC promove hoje pré-estreia de documentário sobre razões da violência

ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A PUC-SP promoverá hoje, às 18h30, a pré-estreia de "Entre a Luz e a Sombra", documentário sobre a busca de respostas para os motivos da violência e que é baseado em três destinos que se cruzaram na extinta Casa de Detenção de São Paulo, no Carandiru, durante anos o maior presídio da América Latina.
Ao longo de sete anos, a documentarista Luciana Burlamaqui, 39, acompanhou as vidas da atriz Sophia Bisilliat -que abandonou a carreira para desenvolver projetos culturais no Carandiru nos anos 80, 90 e 2000- e dos detentos Christian de Souza Augusto, o Afro-X, e Marcos Fernandes de Omena, o Dexter, que formavam a hoje extinta dupla de rappers 509-E.
"Entre a Luz e a Sombra", segundo Luciana Burlamaqui, que é discípula do jornalista Caco Barcellos, com quem trabalhou na investigação do livro "Rota 66 -A História da Polícia que Mata", é o mergulho de uma repórter em busca de respostas para a violência e para a regeneração daqueles que cometem crimes.
A diretora Burlamaqui se considera ainda uma discípula do videojornalista norte-americano Jon Alpert, com quem aprendeu nos anos 90 a técnica do documentário produzido por uma só pessoa,
Após a exibição do documentário, Luciana Burlamaqui, Sophia e Afro-X -que cumpriu pena por assalto e está livre- debaterão maneiras sobre como se pode desenvolver uma cultura de paz. Também condenado por roubos, Dexter permanece preso.
O debate ainda contará com a presença de Carolina Dzimidas Haber, do Ministério da Justiça, de Maria Stela Graciani, coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP e de Osni Santos Gomes, coordenador da Sociedade Santos Mártires. Haverá também a participação do juiz Octávio de Barros Filho -que é um personagem do documentário.
A pré-estreia hoje de "Entre a Luz e a Sombra", escolhido melhor documentário pelo público no Festival de Cinemas e Culturas da América Latina de Biarritz, na França, será no Tuca, o auditório da PUC, que fica na rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo, tel. 0/xx/ 11/ 3670-8342/ 8453. A entrada é franca.


Texto Anterior: Barbara Gancia
Próximo Texto: Qualidade das praias: Praias do litoral paulista mantêm boas condições para banhistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.