São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Profissionais estrangeiros deixaram suas marcas no país

Masp e Casa de Vidro são exemplos em SP

DE SÃO PAULO

A contribuição de profissionais estrangeiros à arquitetura brasileira é histórica e deixou marcas em cidades como Rio e São Paulo.
O Palácio Capanema, na capital fluminense, considerado um marco do modernismo, foi projetado na década de 1930 com a consultoria do franco-suíço Le Corbusier - um dos nomes mais importantes da arquitetura moderna no século 20.
Em São Paulo, o Campos Elíseos, primeiro bairro planejado da capital paulista, nos anos 1870, foi projetado pelos alemães Frederico Glette e Victor Nothmann.
Hoje, os dois alemães são nomes de ruas no bairro central -as alamedas Glete e Nothmann. O sueco Carlos Elckman também tem projetos de casas no bairro.
O imponente edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura de São Paulo, é um projeto do italiano Marcello Piacentini. O russo Gregori Warchavchik é autor de alguns dos principais projetos da cidade, como a Casa Modernista na Vila Mariana, na zona sul, bairro onde morou.
Quem também se destacou no Brasil foi a italiana Lina Bo Bardi com sua arquitetura modernista.
São dela, por exemplo, os projetos do Masp (Museu de Arte de São Paulo) na avenida Paulista, a "casa de vidro" no Morumbi, zona oeste -onde o casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi morou- e o Sesc Pompeia, também na zona oeste da capital.
A partir da década de 1960, após a construção de Brasília projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer -ambos participaram da equipe que projetou o palácio Capanema, no Rio-, os brasileiros começaram a se destacar internacionalmente.


Texto Anterior: Projetos de obras públicas atraem arquitetos 'gringos'
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.