São Paulo, sexta, 6 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro no PR discute cidadania de adolescentes

FERNANDO ROSSETTI
enviado especial a Faxinal do Céu (PR)

Foi aberto ontem o seminário "Vem Ser Cidadão", em Faxinal do Céu (PR), que reúne até domingo 380 adolescentes e 120 educadores de todo o país para trocar informações sobre formas de atuação na sociedade.
"A essência é que pela primeira vez estamos reunindo, em um encontro de educadores, aqueles que devem ser os protagonistas da educação, mas que vêm sendo excluídos", diz o secretário de Estado da Educação do Paraná, Ramiro Wahraftig.
Entre os 380 adolescentes, há jovens que já têm algum tipo de atuação -como um grupo de teatro que faz prevenção a drogas e doenças sexualmente transmissíveis em escolas da Bahia, ou lideranças da Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), uma das promotoras do encontro.
Mas há também jovens que estão montando projetos no campo da cidadania e outros que pensam em atuar nessa área, mas não sabem muito bem como.
"Fala-se muito sobre violência e drogas na juventude, mas os jovens envolvidos nisso são minoria. A idéia é que a maioria passe a ter voz e uma capacidade mobilizadora para a cidadania", afirma Wahraftig.
A Secretaria da Educação do Paraná cedeu para o evento as instalações da Universidade do Professor, um conjunto de casas e auditórios no meio de uma floresta de araucárias a 380 km a sudoeste de Curitiba, usado para programas de treinamento de professores.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.