São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processos contra policiais crescem 38%

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Após dois anos de implementação do Ronda do Quarteirão o número de processos abertos contra policiais aumentou 38% na comparação entre este ano e 2007, segundo a Corregedoria da PM.
O governo diz que o crescimento se deve ao aumento de 20% do efetivo policial no Estado (sendo que a maioria dos novos agentes é do Ronda). As estatísticas, no entanto, não informam quantos policiais denunciados são da polícia comunitária.
O efetivo do Ronda é formado por 1.600 agentes, sendo que sete em cada dez têm formação superior ou são universitários. Os que já pertenciam aos quadros da polícia passaram por avaliações e têm ficha limpa.
Ainda assim, eles são suspeitos de excessos como abuso de poder, espancamentos, depredação dos carros e extorsão.
Para Glaucíria Mota Brasil, coordenadora do grupo de pesquisa em direitos humanos da Universidade Estadual do Ceará, a atuação do Ronda é limitada, devido à estrutura arcaica da polícia.
Segundo a Corregedoria, o número de processos abertos passou de 656 em 2007 para 908 neste ano (até outubro).
O governo vigia os agentes. Foram instaladas câmeras e gravadores nos carros e um sistema de localização por satélite.


Texto Anterior: Com ímãs de geladeira, disque PM atende 21 cidades no Ceará
Próximo Texto: Artistas fogem do óbvio nos presentes de Natal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.