São Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Gays terão setor especial em delegacia do Rio

Segundo idealizador do projeto, intenção é gerar dados oficiais sobre casos de homofobia

DO RIO

Pela primeira vez, uma delegacia do Rio terá um setor especializado no atendimento a gays.
A nova Delegacia Legal de Madureira, na zona norte, em construção pela prefeitura e pelo governo estadual, terá uma equipe com cerca de dez profissionais, entre advogados, psicólogos e assistentes sociais, dedicada ao atendimento desse público.
A previsão é que a nova delegacia comece a funcionar no final de abril.
"A comunidade LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais] será atendida diretamente por profissionais especializados e, em seguida, terá o caso registrado na delegacia", disse à Folha o vice-presidente da ONG Arco-Íris, Almir França.
"Pode ser mais um grande passo na nova política de segurança pública do Rio."
Segundo o idealizador do projeto e superintendente da Secretaria de Estado de Assistência Social, Cláudio Nascimento, um dos objetivos do setor é gerar dados oficiais sobre casos de homofobia e acompanhar os inquéritos até que se transformem em processos na Justiça.
O núcleo será chamado de Centro de Referência e Cidadania LGBT.
Núcleos semelhantes já funcionam no prédio da Central do Brasil, no centro do Rio, e em Nova Friburgo, num espaço da prefeitura.
O centro de Madureira, no entanto, é o primeiro a funcionar em uma delegacia.
"Não se trata de uma delegacia especializada em atendimento a gays, mas [o serviço] terá entrada própria", diz Nascimento. (DIANA BRITO)


Texto Anterior: Bope ocupa favela onde helicóptero da PM foi abatido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.