São Paulo, segunda-feira, 07 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Ex-prefeito de Curitiba ainda não tem vínculo oficial com a Prefeitura de SP, mas já lança propostas de revitalização

Lerner vira consultor de Serra para o centro

LUCIANE SCARAZZATI
DO "AGORA"

Transformar o centro de São Paulo em pouco tempo é considerado prioridade pela equipe do prefeito José Serra (PSDB). Para realizar a tarefa, o tucano chamou Jaime Lerner (PSB), ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, que ficou conhecido por suas ações de revitalização urbana na capital paranaense. Lerner ainda não tem vínculo oficial com a administração paulistana, mas já fez reuniões com Serra e Andrea Matarazzo, subprefeito da Sé, e circulou pela região central.
Arquiteto de formação, Lerner foi três vezes prefeito da capital paranaense (1971-75, 1979-83 e 1989-92) e se elegeu governador do Estado em 1994 e se reelegeu em 1998. Hoje atua como presidente da União Internacional dos Arquitetos e presta consultoria.
Tanto Matarazzo quanto Lerner evitam dar prazos e custos das obras no centro. Na gestão Marta Suplicy (PT), foi feito um acordo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a liberação de US$ 140 milhões para a revitalização da região central da capital. A atual administração espera receber também ajuda da iniciativa privada.
O ex-prefeito curitibano acredita que, para atrair mais público, "o centro precisa ser local de moradia e de diversas funções". Ele diz que há necessidade de uma "estrutura de animação na região". Para isso, uma opção pode ser a criação de um projeto de lei que proíba que os espaços culturais do centro sejam usados como estabelecimentos comerciais. "Um cinema pode virar teatro e vice-versa. Mas aqueles prédios não podem virar armazéns, por exemplo", explica.
Em Curitiba, Lerner construiu museus e teatros e implantou um novo sistema de transporte em pouco tempo. A Ópera de Arame, um teatro que também tem espaço para shows, por exemplo, foi levantada em dois meses. "As mudanças têm que ser rápidas para evitar burocracia e dúvidas", diz. "Em menos de um ano, São Paulo pode ter uma nova face."

Transporte
O ex-governador do Paraná não descarta a possibilidade de ajudar Serra na melhoria do sistema de transporte público.
"Ainda não fui chamado, mas não me recusarei a dar opiniões sobre o assunto."


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Boa esperança: Bebês são abandonados com fome e assaduras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.