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Obra cria saída para a av. Roberto Marinho
Kassab lança edital para construir a ligação viária, que custará R$ 68,8 mi e deverá ser entregue em 17 meses
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito Gilberto Kassab
(DEM) lança na próxima segunda-feira o edital para a
construção da ligação entre as
avenidas Roberto Marinho (antiga Água Espraiada) e Pedro
Bueno, zona sul de São Paulo.
A obra, estimada em R$ 68,8
milhões e com prazo de entrega
de 17 meses, faz parte do plano
viário que prevê a criação de alternativas de acesso entre a
marginal Pinheiros e os bairros
próximos ao aeroporto de Congonhas, hoje quase restrito à
avenida dos Bandeirantes.
O motorista terá a opção de
deixar a marginal Pinheiros pela ponte estaiada Octavio Frias
de Oliveira, prosseguir pela Roberto Marinho e chegar à avenida Jabaquara. De lá, pode seguir até a via dos Imigrantes.
O prefeito Kassab marcou a
inauguração da ponte para 30
de abril, um dia após completar
um ano da morte de Frias de
Oliveira, publisher da Folha,
em 29 de abril do ano passado
aos 94 anos.
Após a inauguração, a CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego) vai tornar a avenida
Roberto Marinho um corredor
exclusivo para veículos leves
-motocicletas e automóveis.
Proibidos de passar na ponte
-que deve custar R$ 233 milhões-, caminhões e os ônibus
terão como opção, respectivamente, a avenida dos Bandeirantes, hoje congestionada por
caminhões, e o eixo da avenida
Roque Petroni Júnior.
Hoje, a Roberto Marinho termina na avenida Lino de Moraes Leme. O plano diretor viário para a região, próxima ao
aeroporto de Congonhas, prevê
a extensão da Roberto Marinho até a Imigrantes.
O prolongamento de cerca
de 4,5 km da avenida até a rodovia, principal acesso para o
litoral de São Paulo, está estimado em R$ 1 bilhão, já incluindo a desapropriação e a
remoção de famílias.
Viaduto
A prefeitura chegou a iniciar
a licitação para o prolongamento de 400 m da Roberto Marinho em dezembro, mas o processo foi paralisado e retomado
ontem, com o aviso, no "Diário
Oficial" da Cidade, da data de
lançamento da concorrência.
Além da extensão da avenida,
o pacote ainda inclui a canalização do córrego Água Espraiada
e a implantação de um viaduto
na avenida Santo Amaro, o que
deve reduzir engarrafamentos
na região.
O viaduto na Santo Amaro
não estava previsto no primeiro projeto, mas a Emurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), gestora do
plano, incluiu a obra para aumentar o fluxo de tráfego da
Roberto Marinho.
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