São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

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Obra cria saída para a av. Roberto Marinho

Kassab lança edital para construir a ligação viária, que custará R$ 68,8 mi e deverá ser entregue em 17 meses

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) lança na próxima segunda-feira o edital para a construção da ligação entre as avenidas Roberto Marinho (antiga Água Espraiada) e Pedro Bueno, zona sul de São Paulo.
A obra, estimada em R$ 68,8 milhões e com prazo de entrega de 17 meses, faz parte do plano viário que prevê a criação de alternativas de acesso entre a marginal Pinheiros e os bairros próximos ao aeroporto de Congonhas, hoje quase restrito à avenida dos Bandeirantes.
O motorista terá a opção de deixar a marginal Pinheiros pela ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, prosseguir pela Roberto Marinho e chegar à avenida Jabaquara. De lá, pode seguir até a via dos Imigrantes.
O prefeito Kassab marcou a inauguração da ponte para 30 de abril, um dia após completar um ano da morte de Frias de Oliveira, publisher da Folha, em 29 de abril do ano passado aos 94 anos.
Após a inauguração, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai tornar a avenida Roberto Marinho um corredor exclusivo para veículos leves -motocicletas e automóveis.
Proibidos de passar na ponte -que deve custar R$ 233 milhões-, caminhões e os ônibus terão como opção, respectivamente, a avenida dos Bandeirantes, hoje congestionada por caminhões, e o eixo da avenida Roque Petroni Júnior.
Hoje, a Roberto Marinho termina na avenida Lino de Moraes Leme. O plano diretor viário para a região, próxima ao aeroporto de Congonhas, prevê a extensão da Roberto Marinho até a Imigrantes.
O prolongamento de cerca de 4,5 km da avenida até a rodovia, principal acesso para o litoral de São Paulo, está estimado em R$ 1 bilhão, já incluindo a desapropriação e a remoção de famílias.

Viaduto
A prefeitura chegou a iniciar a licitação para o prolongamento de 400 m da Roberto Marinho em dezembro, mas o processo foi paralisado e retomado ontem, com o aviso, no "Diário Oficial" da Cidade, da data de lançamento da concorrência.
Além da extensão da avenida, o pacote ainda inclui a canalização do córrego Água Espraiada e a implantação de um viaduto na avenida Santo Amaro, o que deve reduzir engarrafamentos na região.
O viaduto na Santo Amaro não estava previsto no primeiro projeto, mas a Emurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), gestora do plano, incluiu a obra para aumentar o fluxo de tráfego da Roberto Marinho.


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