São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

depoimento

6 h entre ônibus, barca, metrô, Kombi e lama

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Seis horas e 23 minutos. Foi o tempo que gastei para percorrer cerca de 40 km entre Niterói e a zona norte do Rio durante a chuvarada da noite de anteontem. Normalmente, levaria, no máximo, uma hora e 15 minutos.
No percurso, iniciado às 18h30, peguei ônibus, barca, metrô, Kombi clandestina e, por fim, caminhei 3 km até o Meier.
Logo que deixei o consultório do dentista e senti os primeiros pingos, decidi acreditar numa máxima de quando jogava num time de pelada: ""Tá ruim, mas pode ficar pior!", gritava Gaguinho, o treinador. Com essa "pérola" na cabeça, esperei o ônibus por quase duas horas na praia de Icaraí, em Niterói, início da minha jornada.
Inteiramente molhado, dentro do ônibus, aguentei mais meia hora em pé, em meio a empurrões.
Nas barcas, 30 minutos de espera na estação e mais 30 de travessia. Ao chegar ao Rio, andei até o metrô Carioca. A fila para comprar o bilhete consumiu 20 minutos. No vagão, fui amassado por seis funkeiros animados. Gaguinho não me saía da cabeça.
Na Central do Brasil, fui barrado por seguranças da Supervia, que fecharam a estação dez minutos antes e provocavam os usuários. De volta ao metrô, 15 minutos para comprar o bilhete e nova luta para entrar no vagão superlotado.
Quase à meia-noite, saí da estação Del Castilho. Após dez minutos na chuva, era o cliente solitário de uma Kombi pirata.
Depois, um grupo de evangélicos entrou e começou a orar. Um deles pediu a minha participação. Tratei de descer no primeiro sinal e comecei o trecho final. Andei 30 minutos até que, quase na minha rua, vi uma imensa piscina suja. Lembrei do técnico, encarei a inundação com água acima da canela e afinal cheguei à 0h53. Podia ser pior?


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Perdi duas filhas, não tenho mais ninguém"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.