São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Escolas incentivam as crianças a criar e produzir o presente do Dia das Mães

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas do Dia das Mães, enquanto as lojas se preparam para turbinar as vendas, alguns filhos apostam em uma comemoração alternativa. Em vez de comprar, preferem criar e produzir os presentes.
Em escolas como Espaço Brincar, Waldorf Rudolf Steiner e Teia Multicutural, as crianças criam os presentes -colares, toalhas estampadas- e produzem parte da comida que será servida durante festa escolar.
Aluna do 5º ano da Teia Multicultural, Taís incorporou a criação de presentes, proposta na escola, a seu dia a dia. "Adoro comprar roupa e sapato. Mas na hora de dar presente, prefiro fazer eu mesma." Ela já presenteou a melhor amiga com um brinco de pingente e, neste domingo, dará a mãe um colar.
A família da psicóloga Eliane Muniz, 42, mãe de Cauê, 5, e de Iuri, 3, vai comemorar a data com um piquenique. A comida será produzida em casa, por toda a família, e os presentes estão sendo confeccionados pelas crianças. "Mas ainda é segredo. Não posso falar senão acaba a surpresa", diz Cauê ao ouvido da repórter.
"Esses presentes e passeios têm valor muito maior do que qualquer produto comercial, porque sabemos que há envolvimento direto das crianças", diz Eliane.
Para o professor da Faculdade de Psicologia da USP Lino de Macedo, propor atividades como a criação de presentes pode ser positiva. "É importante que a atividade tenha um significado simbólico para a criança, que envolva a criatividade e a afetividade", afirma.


Texto Anterior: Saiba mais: Quase 40% dos internados não deviam estar lá
Próximo Texto: Agora foragida, procuradora foi presa e solta na segunda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.