São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça dos EUA nega cassação dos pilotos do jato do acidente da Gol

DE WASHINGTON

A agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA) negou o pedido de cassação dos dois pilotos americanos envolvidos no acidente do voo 1907 da Gol, no qual 154 pessoas morreram em setembro de 2006, segundo informações divulgadas nesta semana.
Em carta datada do dia 27 de abril, a FAA afirma que, após análise dos pedidos e das perícias técnicas, não encontrou indícios de responsabilidade dos pilotos para pedir o início de um processo administrativo.
Joe Lepore e Jan Paladino, que pilotavam o jato Legacy que se chocou no ar contra o Boeing da Gol, continuam voando normalmente nos Estados Unidos.
A associação dos familiares das vítimas do acidente pretende agora levar a questão para a Corte Interamericana de Justiça, na Costa Rica.
"Achamos um desrespeito essa resposta, que não diz nada nem responde ao erros técnicos que apresentamos", disse Paula Batista, porta-voz da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907.
"Não mencionaram nada sobre eles estarem voando na altitude errada, por exemplo."
A resposta oficial do governo americano chegou após pedido encaminhado pelos deputados federais Milton Monti (PR-SP) e Jaime Martins (PR-MG), da Comissão de Viação e Transportes da Câmara.
Eles vieram a Washington em abril contatar a FAA e o Congresso dos EUA para apresentar laudos de um novo processo em andamento contra os pilotos na Justiça Federal de Mato Grosso.
O acidente foi em 29 de setembro de 2006. No processo penal que corre na Justiça brasileira, os réus são acusados de desrespeito ao comando de voo, desligamento do transponder e desatenção.
Lepore e Paladino são suspeitos de terem desligado o equipamento anticolisão do jato durante o voo, o que teria causado o choque com o avião da Gol, que vinha em sentido contrário, sobre Mato Grosso.
(ANDREA MURTA)


Texto Anterior: França diz ter localização possível das caixas-pretas
Próximo Texto: Religião: CNBB cria comissão para evitar casos de pedofilia na igreja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.